O PlayStation 5 finalmente superou o Nintendo Switch e se tornou líder em vendas de consoles nos Estados Unidos. Esta foi a primeira vez em 33 meses (ou seja, quase três anos) na qual o console da Big N ficou abaixo da máquina mais recente da PlayStation.

De acordo com dados do NPD Group (via IGN), conhecido por sempre trazer informações sobre a indústria, o PlayStation 5 foi o console mais vendido em setembro, nos EUA, mas não há uma quantidade específica de unidades confirmada.

Console e controle PS5.

Na liderança desde novembro de 2018, o Nintendo Switch fez história no mercado norte-americano ao derrubar o PS4 e assumir o primeiro lugar entre os consoles mais vendidos. Mesmo com Sony e Microsoft lançando máquinas nunca antes vistas, demorou muito para que o híbrido fosse deixado para trás.

Por enquanto, ainda há uma certa escassez quando falamos em unidades do PlayStation 5, até mesmo nos EUA. Inclusive, não há indícios de que esse problema vá ser solucionado tão cedo. Resta saber o que acontecerá quando o mercado voltar ao normal.

Nintendo Switch OLED.

Conforme revelado pelo NPD Group, a venda de hardware em dólares nos EUA cresceu em 49% na comparação com o mesmo mês de 2020. Somente em setembro, o gasto em hardware foi de US$412 milhões (equivalente a R$2.271.232.400, na data de publicação desta matéria).

Estimativas a respeito de quando a oferta será normalizada variam. Em agosto, a Intel deu a entender que os problemas poderiam durar até 2023. Recentemente, entretanto, Takeshi Kamebuchi, diretor da Toshiba, afirmou que a situação continuaria complicada até pelo menos setembro do próximo ano.

Para mais sobre PS5 e Nintendo Switch, confira o review do console da Sony ou acesse esta matéria em que o The Enemy elegeu 10 jogos gratuitos do híbrido da Big N.