Resident Evil 4 Remake, a mais nova recriação da Capcom para a franquia, que já conta com outros três jogos refeitos, está a apenas algumas semanas do lançamento, que ocorrerá em 24 de março para PS5, Xbox Series, PS4 e PC.

Felizmente, o The Enemy teve acesso a vídeos enviados pela própria Capcom que mostram cenas inéditas da nova versão do clássico de 2005. Abaixo, você confere as principais novidades e mudanças identificadas em relação ao original.

Leon à la John Wick

Ganados reunidos.

De forma geral, os cenários parecem muito mais apertados. Enquanto, no original, o vilarejo e o castelo, dois lugares icônicos de Resident Evil 4, permitiam um pouco mais de espaço para correr e desviar dos inimigos, o remake parece apostar mais na claustrofobia.

Naturalmente, quando os espaços são menores, os conflitos diretos se tornam mais frequentes — e a recriação soube como se aproveitar disso adicionando mais golpes corpo-a-corpo para Leon, que pode criar combos dignos de John Wick.

Combos de tiros e golpes

Leon levanta armas.

Ao se deparar com um Ganado, o protagonista de Resident Evil 4 pode, por exemplo, atirar nas pernas dos inimigos, correr e realizar um ataque físico. Isso funciona até mesmo contra as criaturas que desenvolvem tentáculos após perderem a cabeça.

É verdade que o Resident Evil 4 tradicional já oferecia opções de ataques físicos, mas o conceito evoluiu consideravelmente no Remake — que, mesmo assim, ainda passa longe daquele show de acrobacias visto em Resident Evil 6.

Também chama atenção o fato de que as opções de defesa de Leon aumentaram. Ele pode, por exemplo, se proteger dos ataques de Ganados com tentáculos usando a faca como para aparar. A mesma faca, aliás, pode ser usada para repelir projéteis atirados contra o protagonista.

Mais liberdade e personalização

Leon caminha por vilarejo à noite.

Outra alteração notável foi a adição de pequenos amuletos que garantem bônus para Leon. Há, por exemplo, um amuleto de galinha que garante 100% de restauração da saúde sempre que Leon come aqueles famosos ovos encontrados pelos cenários.

Não foram mostradas mais opções de amuleto na prévia enviada pela Capcom, mas, ao que tudo indica, são 30 unidades com diferentes efeitos. Aliás, um detalhe: o amuleto escolhido fica pendurado na mala em que Leon carrega os próprios equipamentos.

Sendo justo em relação ao que foi abordado mais cedo, sobre os cenários da nova versão de Resident Evil 4 parecerem mais apertados nos vídeos enviados, é fato que a exploração parece muito mais livre.

A influência de Village

Leon observa uma cabana.

Leon terá de usar um barco para se locomover entre algumas partes do mapa. Inclusive, a navegação será livre, então, teremos pleno controle do veículo enquanto estivermos passeando em busca dos itens necessários para avançar.

Esse elemento específico da jogabilidade é notavelmente inspirado em Resident Evil Village, que também permite exploração livre no controle de um barco e traz, tranquilamente, uma das experiências mais amplas já apresentadas na franquia.

Certos aspectos dos cenários, como a decoração com ossos e cabeças de animais com chifres, também remetem a Resident Evil Village, o que, a princípio, pode parecer um tanto familiar demais para os jogadores. Ao mesmo tempo, o DNA de Resident Evil 4 permanece.

Conteúdo opcional

Primeiro Ganado do jogo.

Durante a exploração, aliás, Leon pode encontrar certos "pedidos" em arquivos que trazem palavras destacadas na cor azul.

Esses pedidos são atividades opcionais que podem render recompensas aos jogadores e, provavelmente, substituem o formato original de tesouros espalhados pelo mapa aleatoriamente. No todo, entretanto, quase tudo parece ter sido mantido e melhorado.

Conforme a história avança e Leon se vê em novas situações, por exemplo, Ingrid Hunnigan surgirá como uma cabecinha flutuante no meio da tela em vez de aparecer naquele menu do jogo clássico em que rolavam as conversas. Então, sim, até mesmo esse aspecto foi mantido.

Muito mais assustador

Inimigo da motosserra.

Ao todo, a Capcom disponibilizou quase 20 minutos de vídeo.

O primeiro alterna entre o que parece ser o vilarejo e outros cenários subterrâneos com os quais, confesso, não fiz qualquer conexão — a não ser pela presença da loja do Mercador.

Já o segundo vídeo me pareceu bem mais familiar. Afinal, estamos falando da chegada ao castelo, já quando Leon está acompanhado por Ashley. Prepare-se, porque o jogo parece, realmente, infinitamente mais assustador do que o original.

Vozes nos perseguem

Leon de boa no carro.

Você deve se lembrar de que, em Resident Evil 4, jogadores podiam ouvir vozes graves sussurrando frases que, mesmo sem entendermos (ou justamente por isso), causavam até arrepios. Isso ajudava na construção de uma atmosfera mais pesada e desesperadora.

Aparentemente, os desenvolvedores do Remake estão plenamente conscientes a respeito do que essas vozes causam nos jogadores. Tanto que até mesmo fora do castelo podemos ouvir algumas sussurros bizarros, como se estivéssemos sendo perseguidos de perto.

Leon canastrão

Leon luta com inimigo.

Em contraste (proposital) com o clima de terror mais intenso, Leon manteve a personalidade que possuía no quarto jogo — ou seja, ele esconde o próprio medo com falas e reações inusitadas para um herói de jogo de terror.

Quando inimigos o atacam, ele pode quebrar o gelo dizendo algo como: "Você não vai comer hoje" ou "Que porra é essa?!"

Sim, o Leon canastrão está de volta — e, na boa, eu amo essa versão dele.

Uma nova Ashley, ao que tudo indica

Rosto da Ashley.

Ashley, por outro lado, parece ter passado por uma evolução notável. Ela ainda grita bastante, obviamente, porque nunca esteve inserida em um contexto nem sequer próximo daquele em que se vê no quarto jogo.

Ao mesmo tempo, é fato que a principal companheira de Leon está muito mais comunicativa. Ela não está lá apenas para seguir o protagonista. Ashley faz observações a respeito dos lugares visitados, chama a atenção dos jogadores para aspectos específicos e assim por diante.

LEIA MAIS

Em termos de diálogo e história, as chances de Resident Evil 4 Remake não melhorar em relação ao original são mínimas. Com a evolução da tecnologia, que, evidentemente, ajuda muito a se contar uma história em um jogo, os personagens parecem mais humanos.

Lançamento e plataformas

Vilarejo de Resident Evil 4.

Conforme mencionado no início do texto, Resident Evil 4 Remake, chamado pela Capcom só de Resident Evil 4, será lançado em 24 de março de 2023 para PS5, Xbox Series, PS4 e PC. Não há versões de Xbox One e Nintendo Switch confirmadas.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!