Uma análise publicada no site do Natural Resources Defense Council indica que o PlayStation 5 e o Xbox Series S consomem mais energia do que seus predecessores, o PS4 e Xbox One, ao rodar games de nova geração.

A publicação indica que o nível de consumo do PS5 com um game como Astro's Playroom varia de 180 até mais de 200 watts, enquanto o PS4 gastava cerca de 137 watts (via a edição de 2013 da pesquisa). O estudo deixa claro que não teve a oportunidade de testar um Xbox Series X, mas informações de sites como CNET indicam um gasto de 200 watts, comparado com os 110 watts do Xbox One.

Isso, de acordo com o estudo, é um gasto maior até do que o de uma TV de 60 polegadas na qual os consoles estariam potencialmente conectados.

O Xbox Series S, por outro lado, consome apenas entre 53 e 57 watts ao rodar games como Descenders e Call of the Sea.

Por outro lado, quanto a jogos retrocompatíveis, o PS5 roda títulos como NHL 21 no PS4 com gastos de 80 até 104 watts.

Quanto ao streaming em vídeo, o PS5 gasta entre 68 e 70 watts em aplicativos do tipo, enquanto o Xbox Series S usa 31 watts para Netflix e 41 watts para Amazon Prime - consumo menor do que o PS4 e Xbox One, mas ainda entre 10 e 25 vezes o que um dispositivo como Apple TV ou Roku tomam para rodar os mesmos tipos de funções.

O estudo elogia as opções de consumo de energia no modo de descanso de ambos os consoles, mas faz críticas à Microsoft pela inclusão de opção de "Inicialização Imediata" em seus consoles, já que esta função faz com que o Xbox Series S gaste entre 9 e 10 watts para o boot de cinco segundos do console, enquanto a Economia de Energia gasta menos de 1 watt em relação a uma inicialização de 10 a 15 segundos.

Cumulativamente, isso faria usuários de Xbox gastar, até 2025, 500 MW de energia em suas plataformas, equivalente à produção anual de uma usina termelétrica, e arcando US$ 1 bilhão em despesas nas contas elétricas nos EUA.

Para concluir, o estudo pede que tanto a Sony quanto a Microsoft continuem a evolução de redução de consumo de energia de seus consoles, assim como a instalação de um chip focado em baixo gasto energético para a reprodução de vídeos em streaming.