Naoki Yoshida, produtor de Final Fantasy XVI, afirmou acreditar que seria melhor se existisse apenas uma plataforma de jogos.

Clive olha para alguém.

De acordo com uma tradução feita pelo IGN de uma entrevista a um canal taiwanês no YouTube, Yoshida disse que seria melhor tanto para os desenvolvedores quanto para os jogadores se não existissem plataformas de console concorrentes.

"Plataformas de jogos... Eu provavelmente não deveria dizer isso, mas eu gostaria que existisse apenas uma", afirmou Yoshida. "Seria melhor tanto para os desenvolvedores quanto para os jogadores."

Clive em Sanbreque.

Tanto a Sony quanto a Microsoft lançam, de vez em quando, títulos de estúdios terceiros como exclusivos. Um dos exemplos mais evidentes dessa prática está na relação entre PlayStation e Square Enix, que, nos últimos anos, fez com que jogos como Final Fantasy VII Remake e Final Fantasy XVI ficassem fora dos consoles Xbox.

No mês passado, em julho, a Square Enix anunciou que Final Fantasy XIV, que foi dirigido por Yoshida, finalmente será lançado para consoles Xbox no próximo ano, em 2024, após uma década de exclusividade nos consoles PlayStation.

Jill com a espada.

Final Fantasy XVI foi lançado para PS5 em junho, e a Square Enix confirmou que o jogo permanecerá exclusivo para o console da Sony pelo menos até o final deste ano. Antes do lançamento do jogo, Yoshida mencionou que gostaria de ver uma versão para PC um dia.

"Primeiramente, é verdade que Final Fantasy XVI será mantido como um exclusivo de PS5 por pelo menos seis meses", disse Yoshida em publicação no blog japonês da PlayStation. "Isso ocorre porque gastamos muito tempo e dinheiro otimizando a plataforma PS5 para oferecer a melhor experiência de jogo. Claro, gostaria de lançar uma versão para PC em algum momento para que todos possam jogar o máximo possível."

LEIA MAIS

"No entanto, mesmo se começarmos a otimizar a versão para PC depois que a versão para PS5 for lançada, não seremos capazes de otimizá-la em meio ano, então, ela não será lançada em um curto espaço de tempo de meio ano. Gostaria de lançá-la eventualmente, e acredito que vou fazer isso, mas ainda não estou na fase em que posso dizer quando", contou Yoshida.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!