Final Fantasy VII Rebirth chega em 29 de fevereiro, e um personagem que certamente terá grande destaque nesse novo episódio da série é Zack Fair. Presente nos trailers, na capa do jogo e, claro, no encerramento de Final Fantasy VII Remake, Zack é importantíssimo para os acontecimentos do jogo original, e esse texto explicará um pouco de seu papel.

Sinceramente, é difícil explicar o papel de Zack sem dar grandes spoilers. Com os acontecimentos do FFVII original sendo reescritos no Remake, então, é quase impossível sequer definir o que é um spoiler, mas daremos nosso melhor.

Coadjuvante no jogo de 1997, Zack foi ganhar destaque de vez em Crisis Core, jogo que conta os acontecimentos que levaram ao Final Fantasy VII original. No jogo, o personagem é um SOLDIER de primeira classe, o título mais alto que pode ser alcançado entre os guerreiros contratados pela Shinra.

Não coincidentemente, seu ranque é o mesmo de Cloud. Em determinado ponto de Crisis Core, os dois se conhecem e iniciam uma amizade — muito por conta de ambos serem de cidades pequenas “do interior”, o que inclusive gerou um meme ressuscitado recentemente pelos fãs da franquia.

A partir desse ponto, cuidado com spoilers de FFVII e Crisis Core!

Caso você não saiba nada sobre o Final Fantasy VII original, e tenha jogado apenas o Remake, há duas coisas que precisam ser ditas: primeiramente, parabéns. É difícil passar quase trinta anos fugindo de spoilers de um dos jogos mais influentes da história.

Em segundo lugar, a aparição de Zack no fim de Final Fantasy VII Remake é uma grande surpresa por um simples fato: ele morreu no fim de Crisis Core.

Morte de Zack em Crisis Core: Final Fantasy VII
Reprodução/Square Enix

Sem entrar nos ínfimos detalhes, Zack percebe que está sendo usado pela Shinra nos arcos finais de Crisis Core. Capturados pelo cientista Hojo, ele e Cloud são repetidamente infusionados com células de Jenova, a “mãe” de Sephiroth. Zack mostra bastante resistência aos experimentos, mas Cloud fica praticamente em estado vegetativo.

LEIA MAIS

Junto de Cloud, ele foge e decide se refugiar em Midgar. No meio do caminho, entretanto, os oficiais da empresa o encontram, e ele sai derrotado da batalha, enquanto o catatônico Cloud sobrevive.

Traumatizada com a morte de seu amigo, e completamente envenenada por mako, a mente de Cloud “absorve” memórias e personalidade de Zack como forma de sobrevivência. Na verdade, o protagonista de FFVII nunca foi um SOLDIER de primeira classe — ele apenas acreditava ser.

Boa parte do que Cloud acredita sobre si mesmo é, na verdade, a memória de Zack. Isso inclui a recontagem do incidente de Nibelheim, mostrado na demo de Rebirth. Cloud estava lá, mas quem enfrentou Sephiroth em um primeiro momento foi Zack; depois dele ser derrotado, Cloud pega a Buster Sword e ataca um Sephiroth desprevenido.

Mas, caso Zack realmente esteja vivo no novo jogo, ou até em uma realidade paralela, uma série de perguntas vêm em sequência: como ele sobreviveu? O que aconteceu com o Cloud dessa realidade paralela? Os personagens vão se encontrar em algum momento?

Infelizmente, ainda resta uma semana para que essas e outras tantas perguntas sejam respondidas. Final Fantasy VII Rebirth chega para PlayStation 5 em 29 de fevereiro, e você pode conferir nosso review clicando aqui.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.