Chegamos à última parte de nosso especial! Nos dois últimos textos, falamos um pouco sobre o básico de Kingdom Hearts, e também do começo da aventura de Sora. Neste terceiro capítulo, explicaremos os eventos de Kingdom Hearts 2, 358/2 Days, Coded, Dream Drop Distance e Fragmentary Passage.

É bastante coisa, mas nos esforçamos para deixar tudo explicado da maneira mais clara possível. Se ainda restar dúvidas, não hesite em usar a seção de comentários!

358/2 Days: conhecendo a Organização

KH2 e 358/2 Days funciona para explicar uma série de pontas soltas deixadas em KH1 e CoM. É neles que somos apresentados a Roxas, o Nobody de Sora que foi criado em KH1, quando ele se tornou um Heartless.

Squad Goals, versão Nobody: Axel, Roxas e Xion

Em Days, lançado depois de Kingdom Hearts 2 mas com eventos quase simultâneos a CoM, o jogador conhece a rotina da Organization XIII e conhece Xion, uma cópia imperfeita de Roxas. Ligada a Sora, ela também consegue usar a Keyblade e se torna amiga de Roxas, e ainda mais importante, ela começa a obter algumas das memórias que pertencem a Sora.

Assim, a existência de Xion impossibilita que Naminé restaure as memórias de Sora, perdidas durante CoM. Ciente de que algo está errado, graças a uma batalha com Riku, ela deixa a Organização e encontra com a Nobody, que explica toda a situação a ela.

Xion decide se unir a Sora para acabar com esse problema, mas é interceptada por Axel, um de seus melhores amigos na época de Organization XIII. Ela se recusa a voltar à Organização com ele, obrigando-o a lutar.

Derrotada, Xion retorna a sua antiga casa e força um confronto com Roxas, sabendo que, dessa maneira, poderia se juntar a Sora. Após uma longa batalha, a garota é derrotada e libera todas as memórias de Sora que estava acumulando, além de deixar um pedido final a Roxas: liberar o Kingdom Hearts que está sendo construído por Xemnas, o líder da Organização e Nobody de Master Xehanort.

Entretanto, Roxas tinha um forte adversário a sua frente. Riku sabe que o garoto é o Nobody de Sora, e que ele é necessário para que seu amigo acorde; por isso, ele entra em combate com Roxas e sai vitorioso, mas com um preço: ele teve de usar o poder das trevas que ainda residiam em seu corpo, e acaba assumindo a aparência de Ansem mais uma vez.

O preço foi alto, mas valerá a pena. Para que as memórias de Sora fossem restauradas, Roxas precisava ser controlado de alguma maneira, o que nos leva ao próximo episódio da franquia.

Kingdom Hearts 2: quem é o verdadeiro Ansem?

O pedido de Xion para Roxas encaixa bastante com o enredo de Kingdom Hearts 2: Xemnas deseja criar seu próprio Kingdom Hearts usando corações extraídos pelas Keyblades de Roxas, Xion e Sora. Assim, ele afirma que todos os membros da Organização deixarão de ser Nobodies, pois terão um coração novamente. Entretanto, já sabemos que seu real plano é ter o poder do Kingdom Hearts apenas para si.

Ansem, The Wise, e Xemnas ao fundo

Os planos de Xemnas começam a ser frustrados quando Ansem, The Wise, surge. Estudioso dos corações, o Ansem original era uma espécie de tutor científico de Master Xehanort, que já estava usando o corpo de Terra. Xehanort e seus colegas se revoltaram contra o mestre, mandando-o para o Reino das Trevas. Então, Xehanort passou a usar o nome de seu mentor, e o Ansem original começou a se chamar de DiZ (Darkness in Zero).

Renegado, DiZ se une a Riku e coloca Roxas em uma versão “digital” de Twilight Town, uma cidade que existe no mundo real. Nesse ambiente de dados, Roxas ficará escondido da Organization XIII, e poderá viver como um adolescente comum enquanto Sora é restaurado.

Depois de um acidental encontro com Naminé, que explica a Roxas qual a sua origem, o garoto fica ciente de que precisa se unir a Sora para acordá-lo. Completo novamente, Sora desperta e inicia sua nova aventura.

O protagonista encontra Yen Sid, famoso feiticeiro do universo Disney, que o atualiza sobre a Organization XIII e os perigos que ela oferece. Novamente, Sora viaja por vários mundos e eventualmente luta contra alguns membros da Organização: Xaldin e Demyx, que acabam derrotados.

Em meio à sua jornada, Sora descobre a verdade sobre Xemnas e Ansem. O garoto também fica sabendo que, mesmo sem querer, faz parte dos planos malignos de Xemnas: sua Keyblade extrai corações dos Heartless que ele derrota, ajudando a formar o Kingdom Hearts. Indignado, ele se encaminha para The World That Never Was, mundo onde fica o castelo da Organization XIII.

O trio se reencontra, mas Riku ainda está com aparência de Ansem

Chegando lá, Sora finalmente se reencontra com Kairi e Riku. Seu amigo ainda estava com a aparência de Ansem, algo que só é resolvido com um pequeno acidente: DiZ, mantendo sua curiosidade pelos corações, tenta usar uma máquina para codificar o Kingdom Hearts criado por Xemnas. O plano dá bastante errado, e o aparelho se explode, lançando luz para todas as direções.

O acidente acaba retraindo o pouco de Ansem que ainda estava em Riku, e ele retorna a sua aparência original - inclusive, usando novas roupas que apenas Tetsuya Nomura sabe de onde vieram.

Ainda no castelo, Sora se vê encurralado por inúmeros Nobodies, e é salvo por um sacríficio de Axel. Ele acaba derrotando todos os membros restantes da Organização (Xigbar, Saix e Luxord) sobrando apenas Xemnas.

Em uma longa (e desafiadora) batalha, Sora e Riku conseguem a vitória, mas ficam presos no Reino das Trevas. Por motivos desconhecidos, uma carta de Kairi chega à praia em que os amigos estão, abrindo a porta para o Reino da Luz. Finalmente, os três amigos podem ficar tranquilos em Destiny Islands, como mostra a cena de encerramento de KH2:

Tudo parecia muito bonito e seguro, mas uma carta misteriosa de Mickey surge, indicando que o verdadeiro mal ainda precisava ser derrotado.

Coded, Dream Drop Distance e Fragmentary Passage: o começo do fim

Entre os vários títulos de Kingdom Hearts, Coded provavelmente é o com menos conteúdo relevante para a história. O game se passa no mundo dos dados, e serve basicamente para revelar o conteúdo da carta misteriosa de Mickey: ele explica a Sora que seu coração está conectado a pessoas que estão sofrendo, e a próxima missão dele é resgatá-las.

O mesmo é afirmado pela versão de dados de Naminé, que revela a existência de Ventus, Terra e Aqua, e também a conexão do trio com Sora.

Dream Drop Distance, também conhecido como 3D, é justamente o oposto em questão de conteúdo, e prepara o jogador para os eventos de Kingdom Hearts 3.

Com Ansem e Xemnas derrotados, o Master Xehanort original revive, ainda com o plano de criar a χ-blade. Yen Sid, o mesmo feiticeiro que orientou Sora em KH2, prepara Sora e Riku para a chegada do vilão: ele faz com que ambos passem pelo Mark of Mastery, exame que dará a eles o título de mestres da Keyblade.

Ambos são separados e colocados em um estado de sono profundo, onde eles deverão visitar sete mundos dominados pelos Dream Eaters. Os guerreiros precisam recrutar os Dream Eaters do tipo Spirit, que são bondosos, para derrotar os maléficos Nightmares e conseguir “acordar” os mundos.

O jovem Xehanort é capaz de viajar pelo tempo, unindo várias versões diferentes de Master Xehanort

Durante a aventura, Sora e Riku cruzam com uma versão jovem de Master Xehanort, que existe em um passado alternativo e possui a capacidade de viajar no tempo. Ele revela que o real objetivo da Organization XIII era dividir o coração de Master Xehanort em treze partes, compostas apenas de trevas - um dos elementos necessários para a criação da χ-blade.

O jovem Xehanort coloca Sora em um estado de coma e tenta inundar seu coração com escuridão, mas a armadura de Ventus, que está conectada ao garoto desde Birth By Sleep, o protege do vilão.

Mais uma vez, Riku precisa resgatar seu amigo. Ele confronta o jovem Xehanort, que explica seu novo plano: o Master Xehanort original (não confundir com a versão jovem) dividirá seu coração em doze partes - além dele mesmo, outros onze hospedeiros se prontificaram a receber uma parte de seu coração.

Entre os receptáculos, estão Isa (a versão humana de Saix), Braig (versão humana de Xigbar), Ansem, Xemnas e o jovem Xehanort, além de vários outros Xehanorts reunidos por sua versão jovem. Sora seria a 13ª peça do quebra-cabeça, quase que recriando o plano da Organization XIII. Para completar a χ-blade, seriam necessárias as Sete Princesas do Coração.

Ainda em coma, Sora é resgatado por Riku, Donald, Pateta, Mickey e Lea (versão humana de Axel). De volta ao castelo de Yen Sid, Riku adentra o coração do amigo e o liberta das trevas, derrotando um Nightmare que havia possuído a armadura de Ventus.

Assim, o conturbado teste de Yen Sid se encerra, e apenas Riku é reconhecido como mestre da Keyblade. Decepcionado, Sora parte em uma jornada para treinar, e Lea se revela um portador da Keyblade.

Aqua em Fragmentary Passage

Fragmentary Passage, que conta a história de Aqua desde o fim de Birth By Sleep, é o último capítulo antes de Kingdom Hearts 3. A personagem havia se sacrificado para manter Terra fora do Reino da Escuridão, e acaba ficando presa no mundo das trevas.

Durante o game, é revelado que ela foi a responsável por ajudar Mickey e Riku a fechar a Porta para a Escuridão no fim de KH1. A garota estava junto de Mickey, investigando as Destiny Islands, quando ambos são atacados pela Demon Tide, uma espécie de onda de Heartless.

Derrotada pela dupla, a onda volta para atormentar Riku, mas é interceptada por Aqua sem que o garoto soubesse. Ajudado por Mickey, ele fecha a Porta pelo lado de dentro, sem saber que Aqua havia se sacrificado por ele.

Em Fragmentary Passage, Mickey conta a verdade para Riku, e explica que nunca havia revelado essa história para impedir uma tentativa suicida de resgatar a garota. Agora, há uma maneira segura de adentrar o Reino da Escuridão, e a dupla parte em uma jornada para salvar Aqua.

Enquanto isso, Sora recebe de Yen Sid a tarefa de resgatar corações perdidos. O feiticeiro também afirma que o garoto perdeu algumas de suas habilidades após quase se tornar um hospedeiro de Xehanort. Isso o lembra de Hércules, que chegou a perder sua força em determinado momento. Inspirado pelo semi-deus e acompanhado de Donald e Pateta, ele parte para o Olympus Coliseum para visitar seu amigo.

Sora parte para o Olympus Coliseum ao encontro de Hércules

Finalmente, Kingdom Hearts 3

O aguardado título finalmente colocará Sora frente a frente com Master Xehanort. Como explicado por Mickey e Yen Sid, serão necessários sete Guardiões da Luz para proteger as Princesas do Coração e evitar a formação da χ-blade.

Os nomes dos Guardiões ainda são nebulosos, mas pode-se confirmar Sora, Riku, Mickey, Kairi e Lea entre eles; os outros dois provavelmente são Aqua e Ventus ou o próprio Yen Sid, mas ainda não há consenso quanto a esse assunto - teorias indicam que até o próprio Roxas pode voltar e se tornar um Guardião.

Apesar dos trailers terem mostrado muito de Kingdom Hearts 3, ainda há uma série de questões a serem respondidas: Aqua conseguirá sair das trevas? Ventus acordará do coma? O que aconteceu com Terra? Haverá uma nova Guerra da Keyblade?

Tudo isso só será revelado no dia 29 de janeiro, quando Kingdom Hearts 3 for lançado para PlayStation 4 e Xbox One.