Chegamos à segunda parte de nosso especial sobre Kingdom Hearts! No último texto, falamos um pouco mais sobre o básico da franquia, além do começo dos eventos que levaram a Kingdom Hearts 3. Agora, o grande vilão Master Xehanort se separou em um Heartless e um Nobody, confundindo ainda mais o complicado enredo.

Mesmo assim, não precisa se desesperar! Tentaremos explicar tudo da maneira mais clara possível, e fique à vontade para usar os comentários caso alguma dúvida permaneça.

As Sete Princesas do Coração

Lembra do que era necessário para formar a χ-blade? Um encontro da pura luz com a pura escuridão, certo? No game, essa fusão pode ser feita de diversas maneiras, e uma delas é usando as Sete Princesas do Coração: Alice (aquela, do País das Maravilhas), Branca de Neve, Jasmine, Bela, Cinderela, Aurora e Kairi, amiga de Sora.

As Princesas possuem um coração composto inteiramente de luz, justificando a caça de Master Xehanort a elas. Para ajudar na missão, ele indiretamente manipula a bruxa Malévola, que atrapalha bastante a vida de Sora em Kingdom Hearts 1 e 2.

O início da aventura de Sora

A estreia de Kingdom Hearts no mundo dos games apresentou o público a três amigos inseparáveis: Sora, Riku e Kairi. A garota havia aparecido misteriosamente nas Destiny Islands, a casa do trio, e os dois meninos realizavam brincadeiras saudáveis para disputar sua atenção. Tudo bastante pacífico, até que os Heartless atacaram o local e separaram os três.

Durante o ataque, Riku acaba se interessando pelas trevas, enquanto Kairi perde seu coração, que se une ao de Sora sem que o garoto perceba.

Squad goals

Perdido e sem seus amigos, Sora decide procurar por Kairi e Riku, uma missão simples, mas que faz a história do primeiro Kingdom Hearts caminhar.

Acompanhado de Donald e Pateta, eventualmente Sora encontra seu amigo. Afetado pelo seu lado sombrio e influenciado por Malévola, Riku torna-se uma espécie de vilão, e chega a enfrentar o protagonista algumas vezes. Após ser derrotado, ele se entrega de vez para as trevas, e é possuído por Ansem, o Heartless de Master Xehanort e também o grande antagonista de KH1.

Ansem segue os mesmos planos de Xehanort: forjar a χ-blade para conquistar o poder do Kingdom Hearts, o coração de todos os mundos. Por isso, ele está atrás das Sete Princesas do Coração. Com a ajuda de Malévola, ele consegue capturar quatro de seus alvos antes dos eventos de KH1.

Kairi, Jasmine e Alice são as três últimas a serem encontradas pelo vilão, o que justifica o ataque às Destiny Islands. Ansem conseguiu capturar o corpo de Kairi, mas sem o coração da garota, que está unido ao de Sora, seu plano não pode seguir em frente.

Após possuir Riku, Ansem revela a Sora que o coração de Kairi estava com ele o tempo todo. Para salvar a garota, que estava em uma espécie de coma, ele sacrifica o próprio coração e vira um Heartless. Assim, Kairi e as outras Princesas capturadas têm seus corações restaurados. Confira nos dois primeiros minutos do vídeo abaixo:

Defendida pelo espírito de Riku, que ainda habitava no corpo possuído por Ansem, Kairi consegue escapar do vilão junto de Donald e Pateta, e encontra o Heartless de Sora em meio a multidão. Com um abraço, ela restaura a forma original do garoto.

Finalmente, Sora derrota Ansem em End of the World, uma espécie de mundo dos Heartless. Após o vilão ser executado pela luz do Kingdom Hearts, o coração de todos os mundos, inúmeros Heartless cercam Sora e seus amigos em volta da Porta para a Escuridão.

Riku e Mickey aparecem, e ajudam a fechar a porta pelo lado de dentro, ficando no mundo de trevas e salvando Sora.

Chain of Memories: preparando o terreno para Kingdom Hearts 2

Sora, Donald e Pateta visitam o Castle Oblivion, um misterioso local que sedia boa parte dos acontecimentos de Chain of Memories. Revivendo algumas de suas memórias em uma versão distorcida, o trio começa a perder suas lembranças conforme avançam no castelo.

Naminé, a manipuladora das memórias

No fim, eles descobrem que estavam sendo manipulados por Naminé, uma Nobody que possui o poder de controlar as memórias alheias. Entretanto, a cabeça por trás de tudo isso era a de Marluxia, que estava obrigando a garota a “corromper” Sora e seus amigos.

Com a ajuda de uma réplica de Riku, Marluxia é derrotado pelo garoto, libertando Naminé. A garota, então, dá duas opções a Sora e seus amigos: manter as memórias do que aconteceu em Castle Oblivion, e abandonando os acontecimentos do passado; ou relembrar o passado, mas esquecer tudo que se passou no castelo.

Sora escolhe a segunda opção, e, junto de seus inseparáveis companheiros, é colocado em um sono profundo para que possa relembrar tudo que Naminé havia distorcido ou apagado.

Em um arco separado, mas que também acontece em Chain of Memories, está a redenção de Riku: ainda com um pouco de trevas em seu coração, ele vai a Castle Oblivion enfrentar os seus demônios.

O garoto supera sua própria réplica, criada pelo Nobody Vexen para que o coração de Riku voltasse completamente à escuridão. Depois de também lutar contra outros Nobodies, Riku confronta Ansem mais uma vez. Ele consegue a vitória, mas sabe que, mais cedo ou mais tarde, o vilão voltará para atormentá-lo.

De onde vieram tantos Nobodies?

É bastante complicado explicar Chain of Memories sendo breve, mas algumas coisas são fáceis de se entender: Naminé, a causadora de todo o caos em Castle Oblivion, surgiu quando Sora virou um Heartless para salvar o coração de Kairi. Assim, Naminé foi originada do corpo de Sora, mas influenciada pelo coração da garota.

Essa ligação permite que a Nobody controle tanto as memórias de Sora quanto as daqueles que estão conectados a ele, explicando grande maioria dos eventos principais de Chain of Memories.

Axel, Lexaeus, Vexen, Larxene, Marluxia e Zexion são outros Nobodies que também aparecem no game. Todos fazem parte da Organization XIII, um grupo de treze Nobodies controlados por Xemnas, o Nobody de Master Xehanort. Durante o jogo, todos, com exceção de Axel, acabam sendo derrotados - seja por Sora, Riku ou até mesmo pela réplica de Riku e pelo próprio Axel.

Caso deseje ver todas as mortes dos Nobodies, elas podem ser encontradas no vídeo abaixo. Vexen é o primeiro, Larxene aparece em 1:42, Lexaeus em 2:05, Marluxia em 3:06 e Zexion em 3:41. Depois desse ponto, são mortes que acontecem no futuro da cronologia do game - algo a ser abordado no próximo texto do especial.

A Organização é a principal antagonista de Kingdom Hearts 2 e também o maior foco em 358/2 Days, onde conhecemos um pouco mais da rotina dos vilões e também somos apresentados formalmente a Roxas, o Nobody de Sora. Fique ligado no The Enemy para não perder a última parte de nosso especial!