O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, nesta quinta-feira (16), mais uma redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados nos videogames, consoles e acessórios. A informação foi divulgada pelo próprio presidente em publicação no Twitter.

"Hoje (16), o Governo Federal anuncia nova redução dos impostos de importação, desta vez, em mais uma nova rodada diante videogames, consoles, e seus acessórios", consta na publicação de Bolsonaro.

"A partir de 1º de julho, nas importações de partes e acessórios dos consoles e das máquinas de videogame, ao invés dos atuais 16%, a alíquota reduzida será de 12%", segue. "Para videogames com telas incorporadas (portáteis ou não) e suas partes, a redução é de 16% para 0%."

LEIA MAIS

Como a própria conta do presidente disse no Twitter, esta não foi a primeira vez em que o atual governo diminuiu impostos que incidem sobre os consoles e acessórios. Em agosto de 2021, por exemplo, uma redução também do IPI foi anunciada, mas o impacto, como você deve ter percebido desde então, não foi tão grande quanto alguns jogadores imaginavam.

Tenha em mente que a redução da alíquota em questão se refere apenas a hardware. Então, os jogos em si não terão preços alterados. Se você acha o atual preço dos lançamentos um absurdo, saiba que nada vai mudar nesse sentido.

Até a publicação desta matéria, a medida anunciada pelo presidente ainda não havia sido oficializada com decreto no Diário Oficial da União, o que deve acontecer até o dia primeiro de julho.

Não existe ainda uma previsão de quanto o governo deixará de arrecadar com mais essa redução de imposto sobre videogames.