A organização do BIG Festival divulgou os nomes dos primeiros palestrantes que comparecerão à edição de 2018 do evento, que acontece entre junho e julho em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Entre os palestrantes está o desenvolvedor Chris Remo, designer, roteirista e compositor do aclamado Firewatch, e cujo estúdio Campo Santo foi recentemente adquirido pela Valve.

Outro nome de destaque é Dino Patti, cofundador do estúdio Playdead, de Limbo e Inside.

O brasileiro Lucas Mattos, desenvolvedor de Dandara, pelo Long Hat Studios, será moderador de uma discussão sobre como a integração de referências culturais pode enriquecer um game.

Já o holandês Menno van Pelt-Deen, da Dutch Game Garden e Lapp, fará uma discussão sobre o projeto VilDu - jogo que serve como forma de terapia para vítimas de abuso sexual -, por meio do selo BIG Impact, voltado para games com impacto social, saúde e educação.

O BIG Festival 2018 tem sido marcado pelas críticas de desenvolvedores independentes à organização, ao lançarem uma carta aberta com problemas e questões envolvendo o evento em si.

A organização respondeu com uma carta aberta própria e um convite a um evento em São Paulo para discutir mudanças, realizado no dia 25 de abril.

Além disso, a comunidade de desenvolvedores trabalha em uma réplica à carta aberta do BIG, questionando elementos como a curadoria e até mesmo o uso do termo “independente” no evento, que agora busca por assinaturas em apoio ao tema.