Na última terça-feira, 5 de outubro, a Rockstar Games parece ter literalmente apagado os últimos resquícios de um de seus "tesouros perdidos" (não conseguindo pensar em um termo melhor) de uma outra era: a página de Agent no site oficial da produtora foi oficialmente removida, agora apenas redirecionando para a página inicial da produtora.

Alguns devem estar se perguntando "o que é Agent"? Ora, é (ou era) o jogo de espionagem da Rockstar exclusivo para o PlayStation 3.

Para quem nunca ouviu falar dele, é extremamente compreensível: além do site em si, a única informação oficial compartilhada com o mundo sobre este suposto jogo rolou na E3 2009, quando o então CEO da Sony Computer Entertainment America, Jack Tretton, anunciou que o próximo jogo do estúdio de GTA seria exclusivo de PlayStation.

"Por mais de uma década, a Rockstar Games tem entregado experiências interativas sem igual para fãs ao redor do mundo", disse o executivo. "Grand Theft Auto, Bully, Midnight Club e Manhunt todos começaram no PlayStation. Hoje queremos anunciar uma nova propriedade da Rockstar North, intitulada Agent, e será exclusiva de PlayStation 3."

"Agent levará o jogador através do globo em meio ao mundo sorrateiro de espionagem e assassinos nos momentos mais sombrios do fim dos anos 1970."

... E é essencialmente isso que foi compartilhado oficialmente sobre Agent desde então. Se quiser ser um pouco mais preciosista, a recém-deletada página do jogo trazia a seguinte descrição:

Agent PS3
Rockstar Games/Divulgação

"Desenvolvido pelas pessoas por trás de Grand Theft Auto, a Rockstar North, Agent estará disponível exclusivamente para o PlayStation 3. Agent leva o jogador a uma jornada paranóica no mundo de contra-inteligência, espionagem e assassinatos políticos no auge da Guerra Fria ao fim dos anos 1970."

Esse texto se manteve por mais de uma década, incluindo especificamente o nome do PS3, mesmo depois de não um, mas dois consoles sucessores desenvolvidos pela Sony.

Para ser justo, a Take-Two Interactive, empresa-mãe da Rockstar, reforçou que o jogo continuava em desenvolvimento em reuniões para investidores nos dois anos seguintes.

Depois disso, porém, essencialmente ninguém mais em posições de poder quis abrir o bico sobre o projeto. Nem a Sony, nem a Take-Two, muito menos a Rockstar, cujos cabeças Sam e Dan Houser nunca foram conhecidos por falar muito.

(E considerando o que aconteceu quando Dan abriu a boca anos depois, talvez haja uma boa razão para isso)

Honestamente, a tática parece ter funcionado: por não ter nenhuma imagem oficial além de seu logo, a sensação é que Agent virou uma quase uma alucinação coletiva para quem acompanha notícias da indústria.

Lembro até que, lá por meados de 2014 ou 2015 no meu antigo emprego cobrindo games, alguém se deparou com a página do jogo no site da Rockstar, e logo estávamos em uma corrida louca para falar sobre esse misterioso projeto do estúdio de GTA...

... Apenas para descobrir que a página estava lá, inalterada, há anos. E continuaria inalterada por mais anos a fio.

As pessoas com quem eu trabalhava já cobriam a indústria há anos, alguns há décadas — e provavelmente estavam lá em Los Angeles quando Tretton anunciou o jogo — mas a falta de informações os fez simplesmente esquecer que o jogo já havia sido anunciado.

Agent PS3 - Arte conceitual
Rockstar Games/Divulgação

É claro, nada assim simplesmente desaparece, e nos anos seguintes pessoas determinadas encontraram informações sobre o projeto. Artes conceituais, ambientes renderizados e outros cacos de informação surgiram com o tempo, mas nada muito além disso.

Talvez o conteúdo mais revelador de Agent seja uma reportagem de 2019 do site Polygon falando sobre como o projeto surgiu não por parte da Rockstar North — a vanguarda da produtora, responsável pela série GTA — e sim por uma aquisição recente da empresa, o Angel Studios, que hoje é conhecido como Rockstar San Diego.

O projeto surgiu como uma espécie de "teste de fogo" para o novo estúdio, para provar que ele estava à altura das outras sucursais da Rockstar. Isso levou a um processo de transição pesado, já que os desenvolvedores da antiga Angel não estavam acostumados com a cultura de crunch extremo e constante de seus novos donos.

No fim, o jogo acabou sendo engavetado para que a Rockstar San Diego se dedicasse a um outro projeto que os irmãos Houser mostravam interesse em fazer, o western Red Dead Redemption, e é difícil dizer que foi uma decisão errada.

Red Dead Redemption - John Marston
Rockstar Games/Divulgação

(Além de ser um dos primeiros casos públicos reclamando das condições de trabalho dentro da produtora, graças às chamadas "Esposas da Rockstar San Diego")

O jogo teria então sido transferido para a Rockstar North, e há uma única menção sobre o que este projeto poderia ter sido de acordo com a reportagem do Polygon.

"Eles fizeram uma demo de teste pequena que colocou tudo o que tínhamos feito no chinelo", disse uma das fontes da matéria. "Assim que vimos a demo da Rockstar North — eu acho que eles tinham um carro que virava um submarino ou coisa assim, e umas coisas a mais — ficamos tipo 'Nossa senhora!'"

Agent PS3 Rockstar Games
Rockstar Games/Divulgação

E por ora, essa talvez seja a extensão do que seria Agent em ação, embora aparentemente outros elementos e conceitos do jogo acabaram sendo portados para GTA V.

A remoção da página de Agent, é claro, é apenas a última pá no enterro do jogo: após renovar a marca registrada em 2016, a Take-Two finalmente a deixou expirar em 2018.

Há algo melancólico sobre isso tudo, já que Agent parece ter sido uma vítima de uma fase de transição entre a Rockstar do passado para a Rockstar atual, cujo estilo de produção parece ter mudado radicalmente, especialmente após os rios de dinheiro que GTA Online gerou e continua a gerar até hoje.

Embora não ache que uma seja necessariamente melhor do que outra, sinto um pouco de saudade da Rockstar Games que tinha um cardápio mais variado do que suas duas maiores franquias, que experimentavam com diferentes conceitos fora do espectro de GTA e Red Dead, seja com uma adaptação de The Warriors a problemas escolares até o ocasional jogo de pingue-pongue.

É bem possível que algo novo e mais experimental esteja sendo preparado nos vários estúdios da Rockstar pelo mundo, mas considerando que ainda devemos esperar um tempo considerável até um novo GTA, não posso deixar de ser pessimista quanto à futura variedade de seus jogos.

E a remoção de Agent do site da empresa me parece ser a epítome disso tudo.