PlayStation 4 Pro, versão mais poderosa do console da Sony apresentada pela empresa em setembro, tem 1GB de RAM a mais que a versão tradicional da plataforma. A informação foi confirmada pelo arquiteto líder da máquina, Mark Cerny, em entrevista ao IGN.

None
3 fotos

1 de 3
✖︎

"Nós sentimos que os games precisavam de um pouco mais de memória, aproximadamente 10%, então adicionamos 1GB de DRAM convencional para o console," Cerny explicou. Ele também comentou como isso pode beneficiar a performance do PS4 Pro.

No PS4 original, quando o jogador sai de um aplicativo para um jogo, esse app continua ativo - Cerny descreveu o estado como "fazendo barulho" - na memória do sistema para que o usuário possa trocar entre um e outro. No PS4 Pro, o app vai para esse 1GB extra de RAM. Desta forma, um gigabyte inteiro da memória de 8GB GDDR5 RAM do console é liberado para uso no jogo, o que beneficia a performance do mesmo.

O PlayStation 4 Pro conta com um HD de 1TB e é focado no gamer hardcore e vai rodar jogos em High Dynamic Range (HDR), com suporte a 4K. De acordo com Mark Cerny, arquiteto líder da plataforma, seu intuíto não é quebrar as linhas entre as gerações, e para ver o poder gráfico da plataforma, é preciso ter uma TV com suporte a HDR.

O lançamento está marcado para o dia 10 de novembro nos EUA, por US$ 399. Ainda não há previsão de chegada do aparelho no Brasil. Para que os donos do PlayStation 4 original não percam a chance de jogar em HDR, todos os consoles vão receber uma atualização de firmware que adicionam o recurso ao PS4.

Todos os jogos do PS4 original vão funcionar no novo console, e haverá ferramentas para transferir a biblioteca. Todos os discos e downloads vão rodar em ambos os produtos. Alguns títulos vão receber atualizações para fazerem parte do programa de Forward Compatibility, deixando eles prontos para rodar em HDR.