[Atualização 13h27] Ao Polygon, a Sony afirmou que "não cobrará os consumidores por atualizações". Não ficou claro, entretanto, se a declaração vale apenas para jogos publicados pela empresa, ou para todos os títulos lançados com suporte ao PS4 Pro. [Fim da atualização]

None

Os jogos já lançados de PlayStation 4 podem ganhar atualizações para o PlayStation 4 Pro que possibilitem o uso da resolução 4K e da tecnologia HDR. Entretanto, estas atualizações poderão ser cobradas, de acordo com Masayasu Ito, executivo da Sony Interactive Entertainment, em entrevista ao site japonês Game Impress Watch.

"Será diferente para cada título. Acredito que dependerá da perspectiva de cada licença", declarou Ito, referindo-se a jogos publicados por outras empresas.

Já para os jogos da Sony, o executivo sugeriu que o preço para cada atualização pode variar. Entretanto, ele não especificou preços. Ele afirmou, entretanto, que a cobrança só será feita por jogos já lançados, e que os próximos títulos da casa já terão suporte às melhorias do PS4 Pro.

Quando perguntado mais uma vez pelo site se haverá títulos com cobrança pela atualização e títulos com atualização gratuita, Ito respondeu: "Correto".

O PlayStation 4 Pro conta com um HD de 1TB e é focado no gamer hardcore e vai rodar jogos em High Dynamic Range (HDR), com suporte a 4K. De acordo com Mark Cerny, arquiteto líder da plataforma, seu intuíto não é quebrar as linhas entre as gerações, e para ver o poder gráfico da plataforma, é preciso ter uma TV com suporte a HDR.

O lançamento está marcado para o dia 10 de novembro nos EUA, por US$ 399. Para que os donos do PlayStation 4 original não percam a chance de jogar em HDR, todos os consoles vão receber uma atualização de firmware que adicionam o recurso ao PS4.

Todos os jogos do PS4 original vão funcionar no novo console, e haverá ferramentas para transferir a biblioteca. Todos os discos e downloads vão rodar em ambos produtos. Alguns títulos vão receber atualizações para fazerem parte do programa de Forward Compatibility, deixando eles prontos para rodar em HDR. Entre os títulos já confirmados estão, Call of Duty: Infinite Warfare, FIFA 17, Battlefield 1 e Call of Duty: Black Ops 3.

Entre os jogos usados para demonstrar o PlayStation 4 Pro, a Sony mostrou o Homem-Aranha da Insomniac Games, For Honor, Deus Ex: Mankind Divided, Watch Dogs 2, Call of Duty: Infinite Warfare e Horizon Zero Dawn, um dos principais exclusivos do PS4 para 2017. O console vai ter aplicativos da Netflix e YouTube com conteúdo em 4K, incluindo séries como Narcos e Luke Cage.

O anúncio do PS4 NEO aconteceu na PlayStation Meeting, evento realizado pela Sony em Nova York para falar de novidades para sua divisão de games.