Yuji Naka, co-criador de Sonic The Hedgehog, deixa a Square Enix após o decepcionante lançamento de Balan Wonderland.

Naka atualizou suas redes sociais (Facebook e Linkedin) para mostrar que seu tempo de trabalho na Square havia acabado no dia 30 de abril. 

Para a criação de Balan Wonderland, Naka criou um novo estúdio com a Square Enix, o Balan Company, que contava com uma série de excelentes profissionais incluindo Naoto Ohshima, o artista responsável pelo design original de Sonic.

Balan Wonderland foi lançado em março e sofreu diversas críticas negativas a seu respeito, tendo seu score do Metacritic com uma nota entre 36 a 51.

Comercialmente o jogo também não fez muito sucesso. No Reino Unido, o jogo não conseguiu chegar nem à marca de Top 40 em sua estreia. No Japão, o título não ultrapassou a marca de 2.000 cópias em sua primeira semana.

Na Steam, Balan Wonderland teve pouco mais de 120 jogadores simultâneos em dois dias desde o lançamento, de acordo com o SteamDB.

Yuji Naka já havia afirmado que Balan Wonderland era sua “única chance” de criar um novo jogo de plataforma desde que deixou a SEGA em 2006.