A alguns dias do lançamento oficial - esperado para o dia 24 de junho - o Windows 11, próxima versão do sistema operacional da Microsoft teve suas informações vazadas nesta terça-feira (15).

Uma das mudanças mais visuais do novo sistema operacional é, sem dúvida, a barra de tarefas, que conta agora com visual mais simplificado e ícones centralizados no rodapé da tela - o que muito se assemelha ao visual do mac OS.

A Microsoft tirou o botão iniciar e o campo de pesquisa e o substituiu por um botão que abre uma interface com opções dedicadas à busca. Agora, o foco da barra de tarefas fica totalmente para os aplicativos que você decidir fixar por lá, os arquivos recentes e até mesmo botões para desligar ou reiniciar seu dispositivo rapidamente.

O Windows 11 trará de volta os widgets - mini aplicativos que flutuam na área de trabalho e estarão disponíveis em um painel móvel à esquerda da tela. As janelas e menus também terão cantos arredondados, algo nunca visto antes em versões anteriores do sistema.

Agora o acesso a jogos e contatos na rede do Xbox será mais fácil, visto que o Windows 11 traz uma melhor integração com o aplicativo. Será possível acessar rapidamente os jogos do Xbox Game Pass e a loja da plataforma.

O lançamento do novo sistema operacional da Microsoft está marcado para o dia 24 de junho durante uma conferência da empresa.

Segundo o CEO Satya Nadella, esta será “uma das atualizações mais significativas do Windows na última década para abrir maiores oportunidades econômicas para desenvolvedores e criadores”.