Isso mesmo. Weedcraft Inc é um simulador de plantio e venda de maconha produzido pela Vile Monarch e distribuído pela Devolver Digital. A gente sabe que isso, no Brasil, é um tema polêmico e que gera diversas discussões, seja sobre seu uso, benefícios, malefícios e tudo mais.

Se você for procurar Weedcraft Inc com a ideia de que é um jogo sobre ficar chapadão e é isso aí, pode parar agora mesmo. Ele não é nada sobre isso.

Ele é, como já mencionei, um simulador de plantio e venda, onde você pode escolher entre duas opções para seguir a história. Em uma das opções, você toma o lugar de um estudante de MBA em Administração que precisa trancar a faculdade após a morte do seu pai. Ele então encontra seu irmão e descobre que, nos últimos anos de vida, seu pai fez uso de maconha medicinal, que foi fornecida pelo seu irmão. E, a partir daí, eles se juntam para abrir um negócio com a verdinha.

Na outra opção, você vai descobrir a vida e história de um ex-presidiário que ficou 15 anos preso por tráfico e, agora que saiu, viu que a maconha estava liberada. Aqui, há muito menos “história” e mais jogabilidade.

Ambas as histórias funcionam como uma espécie de “modo” do jogo onde a história com o estudante de MBA de Administração serve mais como um tutorial para o jogador e a história do ex-traficante serve como um modo livre, com uma liberdade um pouco maior.

No começo do jogo, ao escolher a história do estudante, você vai aprender sobre basicamente todas as mecânicas e funcionalidade de tudo: polícia, contratar novos funcionários, outros traficantes da região, comércios de fachada e muito mais.

É necessário aprender a administrar bem seus negócios para evitar ir preso ou acabar falindo. Nas cidades onde você joga, há diversos galpões e prédios que você pode alugar para começar seu plantio. Esses lugares tem um número limitado de salas, que podem acabar se transformando em laboratórios de pesquisa, pontos de venda, estufas ou comércios de fachada.

Pode não parecer, mas é muito difícil decidir onde você vai colocar sua estufa para o plantio e cultivo da maconha e onde você vai vendê-la, por exemplo. Eu cometi alguns erros entre uma cidade e outra quando estava começando a jogar, tipo colocar um ponto de venda extremamente perto de outro traficante fodão da cidade, sabe?

Não só isso: em Weedcraft Inc. você precisa se preocupar não só com o cultivo da maconha — de variados tipos — mas também com as atividades policiais perto de seus estabelecimentos, as batidas policiais, com os funcionários que você eventualmente vai precisar contratar para lidar com o plantio, com os traficantes da região que estão sempre tentando tomar o seu lugar e vender um produto mais barato para liderarem por ali. São centenas de preocupações.

E aí entra também a parte do cultivo das verdinhas. Não sei se você pensava algo sobre como é plantar maconha ou se já sabia algo mas não, não é só chegar lá e plantar, pronto, tá feito. Envolve muito mais.

Escolher o tipo de lâmpada certa para cada tipo de planta e flor certa. Escolher corretamente o tipo de substrato que vai fazer sua flor crescer bonita e saudável, escolher os umidificadores, ventiladores, purificadores de ar e tudo o que envolve o bem estar da sua plantinha querida. Você precisa controlar os níveis de nitrogênio, fósforo e potássio no solo. E tudo isso vai impactar na qualidade da sua ganja.

E obviamente: quanto melhor, mais clientes e mais caro você pode vendê-las. O negócio é que, entre cuidar de tudo perfeitamente para que você tenha um plantio saudável e excelente, você também tem que evitar o cheiro forte da plantação para evitar policiais e os traficantes vizinhos tentando vender a mesma flor por preços mais baixos.

Também existem diversos tipos de plantas diferentes e conforme o jogo segue, você vai desbloqueando uma variedade enorme de espécies que possuem seu próprio sabor e especificidades, além de efeitos únicos.

Novamente: engana-se quem pensa que, depois de plantar, é só vender e pronto. É preciso estudar sua clientela de verdade, saber quais tipos de flores seus clientes mais gostam e quanto eles estão dispostos a pagar em cada uma delas. Estudar também a concorrência, os pontos de vendas, as exigências de qualidade e muito mais. Sério. Não é mentira dizer que, depois de jogar esse jogo por um bom tempo, consegui estruturar muito melhor minha mente a respeito de negócios.

Sobre a concorrência, o jogo te dá algumas opções para lidar com isso: estudar o passado dos seus concorrentes ou oferecer produtos com qualidade melhor por preços menores. Ao estudar o passado dos traficantes, policiais e habitantes das cidades, você pode descobrir alguns podres que eles tentam esconder e usar isso contra eles. Todo mundo esconde alguma coisa em Weedcraft Inc., acredite.

Existe também um tipo de sistema de moralidade no jogo. Em ambos os modos é possível vender maconha ilegalmente ou comprar licenças para distribuição medicinal e recreativa da planta. Você é totalmente livre para escolher como quer seguir.

Ele não é um jogo fácil, no entanto. É preciso pensar muito e estudar muito praticamente todas as mecânicas do jogo. É um simulador de gerenciamento muito bem estruturado que apresenta esse “tópico” muito bem para o jogador, além de levantar discussões sócio-culturais e éticas bastante importantes.

Se você estiver preparado para um bom desafio e para aprender muito sobre negócios, qualidade de produtos, precificação, marketing, negociações e, claro, cannabis, jogue Weedcraft Inc. e divirta-se.