Uma patente registrada pela Electronic Arts indica que a empresa trabalha em uma tecnologia que pode permitir que jogadores usem as próprias vozes para se comunicar com os personagens encontrados em jogos.
A patente foi apresentada, na verdade, em 2020, mas, recentemente, foi disponibilizada para visualização pública, conforme publicado pelo Eurogamer.
"É fornecido um método implementado por computador para gerar áudio de fala em um videogame. O método inclui a entrada, em um módulo de síntese, de dados de entrada que representam o conteúdo da fala", diz o resumo da patente.
"São gerados recursos acústicos de origem para o conteúdo da fala na voz de um locutor de origem e são inseridos, juntamente com uma incorporação de locutor associada a um jogador do videogame, em um codificador de recursos acústicos de um conversor de voz", segue a descrição.
"Uma ou mais codificações de recursos acústicos são geradas como saída do codificador de recursos acústicos, que são inseridas em um decodificador de recursos acústicos do conversor de voz para gerar recursos acústicos destinados. Os recursos acústicos destinados são processados com um ou mais módulos, para gerar áudio de fala na voz do jogador."
Você pode ver um exemplo desse método e sua aplicação na imagem abaixo.
"Em alguns jogos, os jogadores podem configurar os avatares para falar em vozes diferentes. No entanto, abordagens anteriores de geração de áudio de fala em uma voz específica geralmente exigem muitas amostras de fala (por exemplo, horas de amostras de fala) para que o sintetizador capture com precisão a voz no áudio de fala sintetizado", avalia a EA na patente.
LEIA MAIS
- Baldur's Gate 3: Se você ajudar as vítimas de Ethel, cuidado
- Mortal Kombat 1: Final de Omni-Man é uma loucura sanguinolenta
- Spider-Man 2: A emocionante missão que não tem luta alguma
Com a patente da EA, é possível que a quantidade de dados de fala necessária para que a tecnologia funcione seja menor. Assim, jogadores poderiam, um dia, sem tanto esforço quanto seria necessário hoje em dia, usar as próprias vozes para realizar ações em diálogos in-game. Por enquanto, entretanto, não há uma previsão de lançamento para a disponibilização dessa tecnologia.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!