Após semanas de controvérsia envolvendo possível censura de jogos com conteúdo erótico e permissão (ao menos inicial) de um jogo com temática de tiroteio em escolas, a Valve  fez um pronunciamento sobre a nova política da empresa em relação ao conteúdo na loja da plataforma digital Steam.

Em resumo, a empresa passará a permitir todo e qualquer tipo de conteúdo - seja ele considerado ofensivo ou problemático -, desde que não seja considerado ilegal, ou “puramente trollagem.”

A Valve não deveria ser a responsável por decidir isso”, escreveu o funcionário Erik Johnson. “Se você é um jogador, não deveríamos decidir qual é o conteúdo que você pode ou não comprar. Se você é um desenvolvedor, não deveríamos decidir que conteúdo você tem permissão de criar. Estas são decisões que vocês deveriam fazer.”

De acordo com a Valve, seu papel é mais voltado em detectar os interesses e vontades dos usuários dentro da loja, e não o que está à venda nela.

Com este princípio em mente, decidimos que o caminho certo é permitir tudo na Loja do Steam, exceto por coisas que considerarmos ser ilegais, ou puramente trollagem”, continuou. “Tomar este caminho nos permite focar menos em tentar policiar o que deveria estar no Steam, e mais em criar estas ferramentas para dar às pessoas controle sobre o tipo de conteúdo que poderão ver.

[...] leis variam em todo o mundo, então vamos estudar isto de caso em caso. Como consequência, vamos quase certamente continuar a lidar com este elemento por aglum tempo.

Então o que isto significa? Significa que a Loja do Steam vai conter algo que você odeie, que ache que não deveria existir. A não ser que você não tenha opiniões sobre nada, isso está garantido de acontecer”, diz o comunicado. “Mas você também verá algo na loja que acredita que deveria estar lá, enquanto outras pessoas vão odiar e querer que não exista.

Na declaração, a Valve procura reforçar que não apoia, necessariamente, as visões de jogos com conteúdo ofensivo, e que estes títulos podem não refletir as políticas da empresa.

Para ser explícito - se permitirmos seu jogo na loja, isso não quer dizer aprovamos ou concordamos com qualquer coisa você queira dizer com ele. Se você é um desenvolvedor de jogos ofensivos, não estamos do seu lado contra as pessoas que estiver ofendendo.

Há pessoas na comunidade Steam que odiarão seus jogos, e esperarão que não encontre um público, e haverão pessoas aqui na Valve que sentirão a mesma coisa. Porém, ofender alguém não deveria remover a voz do seu jogo.

As mudanças serão implementadas ao sistema do Steam após a criação de ferramentas melhores de filtro para usuários.