A Unity anunciou que vai suspender a cobrança de taxa a desenvolvedores lançada há cerca de um ano e que causou um alvoroço na comunidade de desenvolvedores de jogos. A taxa cobrava direitos conexos de acordo com o número de instalações que o um jogo recebia - caso ele tenha sido criado com o motor gráfico Unity, claro.

Na época, todo o setor reclamou da novidade e taxou a cobrança de abusiva. Ainda assim, a Unity seguiu adiante e não desistiu da prática apenas fez alguns ajustes e direcionou a cobrança para quem assinava planos como Unity Pro e Unity Enterprise. Mas agora isso mudou.

Matt Bromberg, diretor da Unity, informou a novidade no blog oficial da empresa: "Após uma profunda consulta com a nossa comunidade, clientes e parceiros, tomamos a decisão de cancelar a taxa de tempo de execução para nossos clientes de jogos, valendo desde já. Os clientes do setor que não são de jogos não serão afetados por essa modificação".

A partir de então, a Unity vai começar a se focar na cobrança de taxa de assinatura de serviços. Por esse mesmo motivo o plano Unity Pro subirá em 8% e o Unity Enterprise terá um incremento de 25%. A Unity, porém, também tem planos gratuitos.

O diretor da Unity também anunciou que o motor gráfico está recebendo atualizações para ficar mais estável e ter melhorias consideráveis na performance. A atualização chega ainda neste ano para todos.