A controvérsia da Unity teve implicações perigosas. A empresa mantém seus escritórios à portas fechadas desde a quinta-feira (14) após ameaça de.atentado, resultando em pausa nas operações.

Na manhã desta sexta-feira (15), a polícia de San Francisco identificou o responsável pelas ameaças de morte. Trata-se de um funcionário que, como descrito no comunicado policial, “fez uma intimidação à sua empregadora por meio das redes sociais” (via Polygon/Eurogamer).

Logo da Unity
Unity Technologies

Ainda de acordo com a polícia, o funcionário responsável pela intimidação não trabalha no escritório da Unity Technologies em San Francisco e, sendo assim, ainda não há visibilidade de como o caso será tratado a partir de agora. 

Diante da ameaça, os escritórios da Unity em San Francisco e Austin permanecem sem operação local até a segunda-feira (18). 

Imagem de Cult of the Lamb
Massive Monster

O ocorrido também resultou no cancelamento de uma reunião em que o CEO da Unity, John Riccitiello, falaria aos funcionários sobre a controvérsia da nova política de cobrança.

A polêmica

Imagem de Deaths Door
Acid Nerve

Na última terça-feira (12), a Unity – uma das engines mais utilizadas do mercado – anunciou a “Runtime Fee”. Em vigor a partir de 2024, a medida implica na cobrança de taxa por download de jogo ou serviço que use a ferramenta. 

A nova política de cobrança afeta principalmente os pequenos estúdios, visto que serão cobrados a cada vez que seus jogos forem baixados – mesmo de forma pirata, diga-se de passagem.

LEIA MAIS

Desde o anúncio, a medida vem sido duramente criticada nas redes sociais. Por exemplo, a Massive Monster, de Cult of the Lamb, anunciou que excluirá o jogo das lojas em 1º de janeiro de 2024. O estúdio recomendou que os fãs "comprem o jogo antes disso".


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!