Através de um esquema que fazia uso do sistema de pagamentos da plataforma Twitch TV, 40 suspeitos de lavagem de dinheiro foram detidos pela polícia turca, conforme relatado pelo IGN.

Em novembro de 2021, a Twitch confirmou que deveria tomar medidas contra cerca de 150 streamers, especialmente da Turquia, por causa de um suposto escândalo de lavagem de dinheiro que poderia chegar a mais de US$10 milhões em fundos lavados.

O esquema era: alguns pequenos streamers estavam ganhando centenas de dólares todos os dias conforme recebiam bits doados em grandes quantidades, então eles devolviam cerca 70-80% aos espectadores, que teoricamente usavam cartões roubados para as doações.

Em 4 de janeiro, a Demiroren News Agency (DHA) da Turquia relatou que 40 pessoas foram presas em conexão com os golpes. Os suspeitos eram menores de idade.

Aparentemente, essa operação já acontecia há pelo menos dois anos, com as vítimas tendo sido lesadas em cerca de 9.8 milhões de euros. Atualmente, o desfecho do caso será dado pelas autoridades turcas.