Tony Hawk's está oficialmente de volta! Com o anúncio das versões remasterizadas de Tony Hawk's Pro Skater 1 e 2 nesta segunda-feira (12), a Activision despertou com força a nostalgia de gamers do final dos anos 90 e início dos anos 2000, trazendo de volta dois dos mais icônicos jogos de skate da história.

Mas ainda que seja lembrada pela maioria por conta dos jogos da série Pro Skater, a franquia Tony Hawk's é bem mais extensa do que isso: no total, 17 jogos foram lançados aos longo dos últimos 21 anos. E a série, assim como um half-pipe, teve seus altos e baixos ao longo destas duas décadas.

Então, enquanto os remasters da franquia não chegam, resolvemos revisitar listar todos os títulos de Tony Hawk para relembrar os melhores e piores momentos. Veja abaixo:

Tony Hawk’s Pro Skater (1999)

PlayStation, Nintendo 64, Game Boy Color, Dreamcast e N-Gage

Para fechar os anos 90 com chave de ouro, Tony Hawk’s Pro Skater impressionou com belos gráficos para a época e mecânicas muito diferentes de tudo que estava disponível até então.

Deslizar com o skate entre um half-pipe e outro era viciante, e deixava qualquer um grudado na tela, tentando sempre superar o próprio recorde anterior de pontos.

Isso sem contar a trilha sonora icônica, que contava com clássicos como Superman, da banda Goldfinger. Criado pela Neversoft, Tony Hawk’s Pro Skater foi o pontapé ideal para a série.

Tony Hawk’s Pro Skater 2 (2000)

PlayStationNintendo 64Game Boy ColorGame Boy AdvanceDreamcastPC e iOS

Com o sucesso do primeiro jogo da série, a Activision não perdeu tempo para lançar um segundo título, que chegou logo no ano seguinte.

Tony Hawk’s Pro Skater 2 trouxe novas mecânicas à série, incluindo o manual, que permite ao jogador levantar a ponta da prancha e se equilibrar apenas nas rodas de trás – mantendo a pontuação de um combo entre uma manobra e outra.

O jogo também foi o primeiro a trazer um modo de competição e a permitir que jogadores criassem seus próprios avatares no jogo. Mais bonito e bem acabado que o antecessor, o segundo jogo da série é até hoje celebrado com um dos melhores da franquia.

Tony Hawk's Pro Skater 3 (2001)

PlayStation 2PlayStationXboxGameCubeNintendo 64Game Boy ColorGame Boy Advance e PC

Um é pouco, dois é bom, três é SHOW!

Lançado em 2001 pela Neversoft, Tony Hawk's Pro Skater 3 foi mais uma sequência bem-sucedida para franquia, e continuou expandindo o gameplay com algumas possibilidades e manobras novas – como os reverts.

Com a nova mecânica dos reverts, jogadores podiam conectar manobras verticais com os manuals no chão, permitindo pontuações muito maiores.

Vale ressaltar também que o jogo foi o primeiro a ter funcionalidades online, o que animou muitos fãs da série.

Para muitos, o terceiro jogo da série representa o pico da franquia em termos de novas mecânicas trazidas à série, ainda que outros elementos novos fossem adicionados em jogos futuros.

Tony Hawk's Pro Skater 2x (2001)

Xbox

Exclusivo do Xbox original, Tony Hawk's Pro Skater 2x foi um relançamento que continha cenários de Tony Hawk's Pro Skater e Tony Hawk's Pro Skater 2, além de alguns novos conteúdos.

Alguns elementos de jogo introducidos por Tony Hawk's Pro Skater 3 também estavam presentes.

O jogo foi bem recebido por donos do console da Microsoft, e é considerado por alguns uma espécie de "versão do diretor" dos jogos originais por conta de seu conteúdo extra.

Tony Hawk’s Pro Skater 4 (2002)

PlayStation 2PlayStation, XboxGameCube, Game Boy Advance e PC

Apesar de não ter inovado tanto em termos de gameplay como os dois antecessores, Tony Hawk’s Pro Skater 4 trouxe uma nova estrutura de missões que dava mais liberdade para jogadores andarem por aí de skate.

Nele, missões com tempo eram dadas por NPCs dentro das fases, o que significa que jogadores não precisavam ficar constantemente de olho no relógio enquanto não estavam em missões – uma dose de realismo para quem só queria se divertir com o skate.

Para entusiastas de multiplayer online, o jogo também permitia agora batalhas de skate para até oito jogadores ao mesmo tempo.

Tony Hawk’s Pro Skater 4 foi mais uma ótima adição da Neversoft à série, mas é considerado por muitos a última boa parada da franquia antes de seu declínio.

Tony Hawk’s Underground (2003)

PlayStation 2XboxGameCubeGame Boy Advance

Primeiro jogo da franquia que não fez parte da série Pro Skater, Underground foi – literalmente – um jogo mais "pé no chão" e o primeiro a permitir que o jogador descesse do skate para andar pelos cenários.

Com um modo carreira focava na vida do personagem principal, das origens humildes do subúrbio de Nova Jersey ao estrelato, o jogo era o primeiro a ter o modo de criação de personagem como padrão – era possível, inclusive, importar uma foto sua para dentro do jogo para se recriar no game.

Vale ressaltar ainda que, apesar de continuar tão boa quanto nos antecessores, a jogabilidade de Underground não trouxe tantas novidades empolgantes. Apesar de estar longe de ser um jogo ruim, Underground não teve o mesmo brilho de jogos anteriores.

Tony Hawk’s Underground 2 (2004)

PlayStation 2XboxGameCube, Game Boy Advance e PC

Para muitos, a primeira verdadeira esculhambada da série, Tony Hawk’s Underground 2 é considerado um ponto baixo da franquia.

Além de não trazer nenhuma adição notável em termos de gameplay, Underground 2 ficou marcado por um modo história que deixava a desejar – além de contar com conteúdos reciclados de jogos anteriores. Um deslize da Neversoft que não deixou fãs de longa data satisfeitos.

Tony Hawk’s American Wasteland (2005)

PlayStation 2XboxXbox 360GameCube e PC

Depois da recepção fraca de Undergrounds 2, a Neversoft resolver mexer na fórmula da série novamente e trouxe Tony Hawk’s American Wasteland, primeiro a contar com uma espécie de "mundo aberto".

O título é ambientado em Los Angeles, com diferentes áreas conectadas que podem ser exploradas pelo jogador. Em termos de gameplay, American Wasteland se mostrou uma adição sólida à série, com bons controles e manobras de skate raíz.

Depois do esquisito Underground 2, American Wasteland empolgou bastante gente e colocou Tony Hawk's de volta nos trilhos.

Tony Hawk's Downhill Jam (2006)

PlayStation 2WiiNintendo DSGame Boy Advance

Downhill Jam fez com a série Tony Hawk's exatamente o que seu nome propunha: jogou-a ladeira abaixo.

Desenvolvido pela Toys For Bob, o jogo misturava skate com corrida (???), colocando o jogador em uma disputa contra outros skatistas em manobras ladeira abaixo.

Desnecessário dizer, pouquíssimos jogadores gostaram da ideia, já que o novo jogo não tinha qualquer tipo de exploração e skate livre – algo que sempre foi marca registrada de Tony Hawk's.

Tony Hawk's Project 8 (2006)

PlayStation 3PlayStation 2Xbox 360Xbox, PlayStation Portable

No mesmo ano de Downhill Jam, a Neversoft lançou Tony Hawk's Project 8, bem recebido por fãs do estilo clássico de gameplay da série

Uma das novidades era o modo nail the trick, que permitia que o jogador controlasse os pés do skatista com os botões analógicos, fazendo manobras a partir de uma nova perspectiva.

O jogo, no entanto, ficou marcado por não contar com multiplayer online nas plataformas PlayStation, ainda que tivesse a opção no Xbox 360 – o que deixou muita gente decepcionada.

Tony Hawk’s Proving Ground (2007)

PlayStation 3PlayStation 2Xbox 360Wii

O derradeiro Tony Hawk’s da finada Neversoft, Tony Hawk’s Proving Ground foi recebido de forma mista por fãs, com elogios ao modo clássico, mas um modo de criação de pistas confuso.

Sua principal marca, no entanto, foi a polêmica gerada por dividir a base de jogadores: enquanto várias mecânicas novas estavam presentes no PlayStation 3 e Xbox 360, as versões de PlayStation 2 e Wii ficaram de fora.

Tony Hawk's Motion (2008)

Nintendo DS

Spin-off da série Tony Hawk's criado para o Nintendo DS, Tony Hawk's Motion usava movimentos do jogador com o portátil nas mãos para controlar o skate dentro do jogo.

Apesar de parecer uma boa ideia, o recurso foi mal executado e decepcionou muita gente. Também não ajudou a oferta pequena de conteúdo que o jogo tinha, quando comparado a antecessores. Um dos pontos mais baixos da franquia.

Tony Hawk Ride/Shred (2009/2010)

PlayStation 3Xbox 360 e Wii

Mais dois jogos da série que tentaram "inovar" com os controles, Tony Hawk Ride e Tony Hawk Shred usavam um periférico em formato de skate para comandar a ação do jogo.

O grande problema é que a prancha de skate não era particularmente divertida de se usar, e removia boa parte da graça e agilidade pela s quais a série ficou famosa.

Sem dó nem piedade, Ride e Shred são frequentemente considerados dois dos pontos mais baixos da franquia.

Tony Hawk's Pro Skater HD (2012)

PlayStation 3Xbox 360 e PC

Para quem não se lembra, Tony Hawk's Pro Skater e Tony Hawk's Pro Skater 2 já tiveram remasters em alta definição! O problema é que ninguém gostou deles.

Desenvolvido pela Robomodo, Tony Hawk's Pro Skater HD foi notório por deixar de fora uma série de elementos dos jogos originais: de músicas da trilha original, a skatistas que estavam disponíveis.

No mais, a jogabilidade do remaster também deixou a desejar, deixando um gosto amargo na boca de fãs da série.

Tony Hawk's Shred Session (2014)

iOS e Android

Concebido para pegar carona no crescimento de jogos mobile, Tony Hawk's Shred Session foi um projeto de jogo free-to-play para dispositivos móveis ao estilo endless runner, como Temple Run.

O jogo foi adiado e, na sequência, cancelado antes do lançamento oficial, mas chegou a ficar disponível em algumas regiões por um tempo limitado.

Para os poucos que jogaram, o título parecia ser uma versão mais bem acabada do que Downhill Jam pretendia ser.

Tony Hawk’s Pro Skater 5 (2015)

PlayStation 4PlayStation 5Xbox OneXbox 360

Com o retorno ao nome original da franquia, Tony Hawk's Pro Skater 5 fez fãs celebrarem ao redor do mundo com a possibilidade que a amada série estar finalmente de volta à sua forma original. Grande engano.

Com gráficos esquisitos, jogabilidade péssima e nada responsiva, cenários sem graça e inúmeros bugs, Pro Skater 5 decepcionou todos que esperavam pelo retorno triunfal de Pro Skater.

Não atoa, o consta até hoje como um dos mais mal avaliados da história do PlayStation 4 e Xbox One. Um erro grave da Robomodo que acabou colocando a franquia em um de seus piores momentos.

Tony Hawk's Skate Jam (2018)

iOS e Android

Mais recente jogo assinado por Tony Hawk, Skate Jam é mais um na lista de decepções da franquia.

Lançado para iOS e Android, o jogo tira inspiração da série Pro Skater, mas não entrega em termos de jogabilidade e não repete o sucesso da série nos consoles.