Após teasers, a Bandai Namco revelou mais detalhes de House of Ashes, novo jogo da Dark Pictures Anthology.

O game já havia ganhado um teaser inicial com o fim de Little Hope, título anterior da série, e agora temos mais detalhes sobre este novo episódio da série, que agora leva sua experiência de horror e narrativa com escolhas para um grupo de soldados americanos na Guerra do Iraque.

E, à convite da Bandai Namco e da Supermassive Games, The Enemy a prévia acima com antecedência.

Em House of Ashes, você controla membros de um esquadrão que parte em busca das famigeradas armas de destruição em massa, entrando em combate contra um grupo de insurgentes, e caindo nas ruínas da antiga civilização mesopotâmica de Akkad - que parece ser habitada por criaturas monstruosas.

The Dark Pictures - House of Ashes
Bandai Namco/Divulgação

... Não vou mentir, a premissa me fez ranger um pouco os dentes pelo combo de "Guerra do Iraque" e "armas de destruição em massa", mas vou reservar qualquer julgamento para ver o produto completo. Vale notar que, pelo menos, um dos personagens jogáveis será um soldado iraquiano, o que não necessariamente contrabalanceia os agentes da CIA, mas é melhor do que nada?

(E claro, há referências explícitas a O Exorcista. Se você não sabe porque, assista ao filme)

De resto, o breve trecho que tive chance de assistir segue os moldes de gameplay do que foi visto anteriormente em Man of Medan e Little Hope - e, bom, Until Dawn -, sendo possível controlar certos personagens, decidindo opções de diálogo que podem (ou não) influenciar os eventos da história, e encontrar objetos específicos que dão visões de possíveis futuros. Desta vez, porém, o jogo não contará com câmeras fixas, sendo controlável pelo usuário.

E tal qual Man of Medan com Shawn Ashmore e Little Hope com Will Poulter, House of Ashes tem uma atriz mais reconhecida pelo público no seu elenco com Ashley Tisdale (de High School Musical) como a agente Rachel King, mas curiosamente o trecho visto não é focado nela, e sim em dois dos outros personagens controláveis, Nick e Jason.

The Dark Pictures - House of Ashes
Bandai Namco/Divulgação

E sim, em certo momento alguém gritou "Jason", e minha mente foi direto para Heavy Rain.

De qualquer forma, não posso dizer que estou mega animado para House of Ashes, mas desde que não tenha uma reviravolta irritante como Little Hope, e que façam algo de interessante com a premissa no Iraque de 2003, é possível que seja uma experiência divertida e assustadora o suficiente.

The Dark Pictures Anthology: House of Ashes sai ainda em 2021 para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.