A produção de System Shock 3 segue bem problemática.

Em maio do ano passado, a desenvolvedora OtherSide Entertainment readquiriu os direitos de publicação do jogo, vendido anteriormente para a Starbreeze.

Porém, de lá pra cá o projeto seguiu com dificuldades, culminando na saída de praticamente toda a equipe de desenvolvimento. Após desligamentos contínuos de figuras chave da produção nos últimos cinco meses, a gerente de comunidade Sam Luangkhot confirmou as demissões e deixou link para outro texto indicando que toda a equipe de produção tinha sido desligada do projeto.

A reportagem cita que a crise da Starbreeze atrasou bastante a produção e obrigou a equipe da OtherSide a investir muito dinheiro em experimentos para o jogo. Isso causaria uma diminuição drástica no escopo de System Shock 3, além de mecânicas bem diferentes do usual na série, o que levou a novas preocupações com relação ao game.

Por ora, a situação de System Shock 3 segue indefinida. Caso se torne realidade, o novo jogo da aclamada série de ficção científica - que inspirou games como Deus Ex e BioShock -, promete seguir a tradição de seus predecessores, e terá o retorno de sua grande vilã, a inteligência artificial SHODAN.