Durante a E3 2018, a Bethesda revelou Starfield, seu até então misterioso projeto que - ao que tudo indica - será focado em exploração espacial.

No anúncio, o diretor Todd Howard declarou que o game será de “nova geração”, indicando que o projeto será focado na próxima era de consoles (embora não tenha descartado lançamentos para PS4 e Xbox One). Em entrevista com o site Eurogamer, ele se aprofundou neste conceito.

“Isso, para nós, quer dizer duas coisas”, disse. “Significa hardware e significa software no nosso lado, e também significa gameplay - o que a nova geração de RPGs single-player épicos parecem para a gente?”

“Quais serão os sistemas em que vamos colocá-lo - quais são os requisitos de sistema - ainda está para ser determinada. Estamos nos esforçando; estamos pensando muito, muito longe no futuro, construindo algo que será capaz de lidar com o hardware de nova geração. É isto que estamos fazendo no momento, é onde nossas cabeças estão, mas isso não que dizer que não seria capaz de existir nos sistemas atuais também.”

Howard também reforçou que o jogo terá elementos comuns de jogos da Bethesda, mas promete coisas novas para Starfield.

“Ele tem nosso DNA nele. Há coisas que gostamos nele”, disse. “Mas também há vários novos sistemas que pensamos já faz algum tempo que se encaixam muito bem com este tipo de jogo. Vamos falar sobre isso no futuro.”

“Viu, agora eu queria que não tivesse sido anunciado!”, completou.

Starfield ainda não tem previsão de lançamento.