Rare/Microsoft
Sea of Thieves: “Nunca diga nunca”, diz diretor sobre chegada ao Switch
Em entrevista ao The Enemy, Mike Chapman comenta o fim da exclusividade do jogo nos consoles e o primeiro lançamento da história da Rare para o PlayStation.
No dia 30 de abril, Sea of Thieves atracará sua âncora no PlayStation 5. Parte do grupo de exclusivos de Xbox a caminho das plataformas concorrentes, o jogo multiplayer de piratas marca o primeiro lançamento da Rare para um console da Sony.
É notável, porém, a ausência da confirmação do lançamento para o videogame de sua antiga parceira, a Nintendo. Em entrevista ao The Enemy, o diretor criativo Mike Chapman não nega a possibilidade do jogo multiplayer temático de piratas chegar ao Switch: “Nunca diga nunca”.
Ainda assim, ele afirma que “não há planos no momento”, visto que o time está focado em garantir a paridade da experiência no PS5.
“Queremos muito focar em cada plataforma e fazer da forma certa”, explica o diretor. “O PlayStation foi a próxima fronteira para Sea of Thieves mas, quanto ao futuro e para onde o jogo pode ir a seguir… bem, se três anos atrás você tivesse me dito que um dia o jogo chegaria ao PlayStation teria explodido a minha mente”.
“Sendo assim, é dificil dizer o que vai acontecer no futuro, mas estamos sempre olhando para oportunidades desse tipo e pensando o que significa para Sea of Thieves e como nos possibilita fazer coisas maiores e melhores”, conclui.
Com o fim da exclusividade, a aposta da Microsoft é garantir sobrevida em vendas e relevância para Sea of Thieves e Grounded – dois sandbox multiplayer que se beneficiarão em receber um número maior de jogadores.
Nas palavras de Chapman, o time de desenvolvimento está satisfeito em “tirar barreiras da frente” da experiência do multiplayer. A chegada a mais plataformas, nesse sentido, é um encaixe perfeito para o game: "Quanto mais pessoas puderem jogar juntas e mais barreiras pudermos remover, melhor será a experiência de Sea of Thieves", pontua.
De fato, este é um momento singular para a Rare, que vivencia seu primeiro lançamento para PlayStation em quase 40 anos de existência.
Perguntado se isso abre a porta para mais jogos multiplataforma do estúdio britânico no futuro, o diretor criativo evita dar certeza. Ele ressalta que, no momento, o foco é garantir a transição tranquila de Sea of Thieves para o PlayStation – algo que agradece à disposição da Sony.
“A Sony foi incrivelmente prestativa”, afirma Chapman, que demonstra o clima amigável das negociações com o fato que ele e o produtor Joe Nate levaram o time de publicação de PlayStation em uma Aventura dentro de Sea of Thieves a bordo de um Galeão.
Obviamente, a disponibilização em uma nova plataforma implica em um montante considerável de novos usuários ativos, o que colocará as capacidades dos servidores à prova. O diretor criativo, porém, tranquiliza os jogadores, visto que o time considera que o jogo está “pronto” para este momento.
Ele destaca a experiência adquirida no lançamento de Sea of Thieves para Steam no ano passado, o que tornou o processo atual “intuitivo” para o time.
Além disso, Chapman ressalta a existência do recém-estabelecido setor dedicado à “saúde” do jogo – uma medida que visa evitar que bugs e demais problemas na experiência demorem a serem resolvidos, como no passado.
Para a equipe de Sea of Thieves, lançar o jogo para PlayStation “é tremendamente animador e surreal”, um sentimento que o diretor viu amplificado ao assistir os membros do time usando um DualSense no estúdio.
Também foi reconfortante, de acordo com ele, ver a reação dos jogadores existentes, sendo que alguns se propuseram a criar guias e tutoriais para os usuários de PlayStation.
“Ao longo dos últimos seis anos, estivemos dedicados em remover as barreiras que impedem que os jogadores joguem juntos. Somos todos jogadores, e estamos espalhados em diferentes aparelhos. Ter pessoas do Steam, Xbox, PC e PlayStation a bordo de um mesmo Galeão… Sea of Thieves é sobre isso”, crava Chapman.
De fato, os usuários do PS5 entrarão a bordo de um navio carregado de uma comunidade crescente de 35 milhões de jogadores e seis anos de conteúdos e atualizações. A aventura é mais animadora ainda diante da chegada do conteúdo sandbox inédito planejado para este ano.
LEIA MAIS
- Sea of Thieves completa 5 anos como um jogo de piratas incomparável
- Xbox confirma exclusivos que chegarão ao Switch e PlayStation 5
- Hi-Fi Rush deve ser lançado só no Switch 2, diz site
Sea of Thieves está disponível para Xbox Series X|S, Xbox One e PC. O jogo chega para PS5 em 30 de abril.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.