Os direitos autorais de filmes e videogames de O Senhor dos Anéis e O Hobbit estão prestes a serem colocados à venda por US$2 bilhões e a Amazon é a primeira da fila para a compra.

De acordo com a revista Variety, a Saul Zaentz Company, que possui direitos de diversos filmes, jogos, merchandising, eventos e parques temáticos para várias propriedades de J.R.R. Tolkien, os anunciará em leilão no final de semana.

E, é claro, a Amazon está ansiosa para conseguir os direitos autorais da franquia. Especialmente agora que sua nova série, The Rings of Power, será lançada no dia 2 de setembro.

A venda também inclui direitos de correspondência limitados se o Tolkien Estate, órgão legal que administra o trabalho de Tolkien, fizer filmes ou outros conteúdos baseados em trabalhos publicados após a morte do autor.

Na verdade, a briga pelos direitos autorais de Senhor dos Anéis é objeto de extensas ações legais ao longo dos anos. A Warner Bros mantém alguns direitos cinematográficos, mas a Saul Zaentz Company acredita que eles retornaram para eles em 2021, já que a Warner não desenvolve nada ativamente da franquia.

Vale lembrar que a Amazon havia anunciado um MMO baseado em Senhor dos Anéis em 2019 mas cancelou o desenvolvimento do mesmo em 2021, já que o estúdio com quem eles estavam trabalhando, Leyou, foi comprado pela Tencent.

E, além disso, também temos o jogo The Lord of the Rings: Gollum chegando em 2022, que é inspirado nas obras de J.R.R. Tolkien, onde o jogador controla o titular hobbit amaldiçoado pelo Um Anel enquanto explora as terras de Mordor e a torre de Barad-Dûr, base de operações do vilão Sauron.