Saviorless, o primeiro jogo indie na história de Cuba, já está disponível para PC, PlayStation 5 e Nintendo Switch. O jogo é desenvolvido pela Empty Head Games e traz uma ambientação dark fantasy — uma mistura de medieval com sombrio, que vimos em jogos da FromSoftware e afins.

O jogo é inteiramente 2D, com personagens e animações desenhados à mão. A história acompanha três protagonistas jogáveis: Antar, The Savior e Nento.

Cada um deles tem traços e habilidades totalmente diferentes; Antar, por exemplo, é uma criança capaz de encontrar segredos pelo mapa, mas é vulnerável a inimigos. The Savior consegue enfrentar os adversários em um combate rápido, enquanto Nento é um caçador imparável que usa bastante força bruta.

Os protagonistas buscam escapar de uma terra amaldiçoada conhecida como Smiling Islands e, de certa forma, brigam entre si para tomar o controle da narrativa.

LEIA MAIS

O jogo passou oito anos em desenvolvimento, e tudo começou com uma campanha de financiamento coletivo em 2016 — quando o jogo ainda se chamava Savior. Desde então, foram vários obstáculos enfrentados, como a impossibilidade de mostrar o jogo em feiras norte-americanas devido às relações ruins entre Cuba e Estados Unidos.

Além de dificuldades tecnológicas, quedas de energia e outros problemas, o jogo ainda teve de enfrentar uma questão legal: um estúdio estadunidense registrou a marca Savior, algo que era impossível para os devs cubanos, obrigando a troca de nome para Saviorless. No fim das contas, tudo deu certo, e o jogo está disponível para quem quiser comprá-lo.