Desde 2010, fãs de Command & Conquer não tiveram muito o que celebrar em relação à icônica franquia de jogos de estratégia em tempo real.

Com exceção do jogo para navegador Tiberium Alliances em 2012 e o game mobile Rivals, de 2018, C&C foi deixado de lado, um reflexo da queda de popularidade do gênero RTS.

Em 2013 a Electronic Arts chegou a anunciar Command & Conquer Generals 2, mas após uma tentativa de reformulação para o formato free-to-play o projeto acabou sendo cancelado e seu estúdio, a Victory Games (antes BioWare Victory), fechou as portas.

Até onde se sabe, ainda não há planos de se fazer um jogo inédito da série. Por outro lado, ao que parece ainda há um amor e apreço grande pela franquia dentro das vastas entranhas da EA, a se julgar - pelo menos inicialmente - por sua remasterização.

Anunciada no fim de 2018 e revelada em março deste ano, Command & Conquer Remastered Collection é uma coletânea composta pelos dois primeiros games da série, o C&C original (também conhecido como Tiberian Dawn) e Red Alert, que conta tanto com seus gráficos originais quanto remasterizações visuais e em áudio.

E, ao menos de acordo com o produtor Jim Vessella, a participação da comunidade de fãs foi extremamente importante para a condução do projeto.

Em uma entrevista e demonstração em mesa redonda virtual com The Enemy, Vessella exaltou a forma com que a membros da comunidade ajudaram a direcionar o desenvolvimento da remasterização.

"É quase como um projeto de Kickstarter dentro de uma grande publisher", declarou.

command-and-conquered-remastered-collection
Electronic Arts/Divulgação

O que faz sentido, considerando que o próprio projeto começou a ganhar tons oficiais por meio de um tópico no subreddit da comunidade feito pelo próprio produtor, em 2018.

De acordo com Vessella, para ajudar com o desenvolvimento do remaster, foi criado um "conselho de fãs", em que representantes do público procuravam por feedbacks e opiniões em suas comunidades, que eram repassadas para os próprios desenvolvedores.

Obviamente, foram preciso fazer concessões - a interface original dos jogos, por exemplo, não pôde ser implementada -, mas o produtor diz que as opiniões foram importantes para saber no que focar durante o desenvolvimento.

"O editor de mapas certamente não teria recebido o mesmo foco sem a resposta dos fãs", deu como exemplo.

command-and-conquered-remastered-collection-petroglyph
Petroglyph/Divulgação

O respeito à série também deve-se a quem está comandando o projeto: Command & Conquer Remastered Collection está sendo desenvolvido pelo estúdio Petroglyph, formado por veteranos do Westwood Studios, o icônica e saudosa produtora responsável pela criação da franquia, e um dos bastiões do gênero RTS.

Figuras como o programador Steve Tall, o engenheiro de áudio Mike Legg, o gerente de comunidade Ted Morris e especialmente o próprio cocriador de C&C, Joe Bostic, tem envolvimento direto com o projeto.

Não só isso, Frank Klepacki, responsável pela trilha sonora original, também teve grande envolvimento com o jogo, chegando a refazer as músicas com sua banda Tiberian Sons.

Até mesmo Kia Huntzinger, que deu a voz para o sistema de comunicação e inteligência artificial EVA, foi convidada para regravar suas falas já que os áudios originais tinham alguns problemas.

Além da entrevista, Vessella também mostrou mais de tanto Tiberian Dawn quanto Red Alert em ação, mantendo seu gameplay clássico mas podendo ser visto com novos olhos com os gráficos repaginados.

A modelagem dos ambientes e objetos 3D ficou principalmente aos cuidados do Lemon Sky Studios, que além de trabalhos em games como Gears 5 e Final Fantasy XIV, tem experiência com RTS com a remasterização de StarCraft - e Warcraft III: Reforged, para sermos justos.

command-and-conquered-remastered-collection
Electronic Arts/Divulgação

Os gráficos não foram os únicos a receberem mudanças já que os icônicos FMVs foram atualizados, embora com muito trabalho: após Vessella e membros da EA serem incapazes de encontrar as fitas-mestre das gravações, um algoritmo foi desenvolvido para fazer um upscaling nos vídeos originais - e novamente reforçando o papel dos fãs no projeto, a criação deste sistema foi conduzida tanto por Joe Bostic quanto de membros da comunidade com experiência na área.

Não só isso, a coletânea também trará diversos vídeos de por trás das cenas das gravações, que foram dirigidas por Kane em pessoa, Joe Kucan.

command-and-conquered-remastered-collection-kane
Electronic Arts/Divulgação

Apesar de reunir apenas dois jogos, a coletânea de C&C promete um conteúdo vasto de gameplay, com Tiberian Dawn tendo não só a expansão The Covert Operations como também até mesmo as missões da versão de Command & Conquer para o Nintendo 64.

Logicamente, o game também conta com um componente multiplayer, mas ao ser perguntado pelo The Enemy, Vessella disse ainda não saber se haverão servidores dedicados à região da América Latina e/ou Brasil.

Ao fim do encontro, o produtor preferiu não comentar sobre a possibilidade de outros jogos de Command & Conquer serem remasterizados, mas voltou a reforçar o quanto gostou do desenvolvimento com participação maior da comunidade, e gostaria de ver um modelo similar em projetos da EA no futuro.
Não só isso, apesar de ser um game com foco principal nos fãs de longa data, Vessella espera que a remasterização consiga conquistar um novo público, lembrando de como ele mesmo conheceu a franquia durante sua adolescência.

Se isso deve acontecer ou não, descobriremos a partir de 5 de junho, quando Command & Conquer Remastered Collection chegar ao PC, tanto via Origin quantoSteam.