Rumores circulados na tarde desta sexta-feira (21) indicam que a Telltale Games cortou boa parte de seus colaboradores e poderá fechar suas portas em breve.

Dos mais de 200 funcionários da companhia, apenas 25 teriam permanecido, dedicados à entrega da última temporada de The Walking Dead.

Com seus games de aventura e modelo episódico, o estúdio marcou a indústria nos últimos anos, lançando títulos inspirados em franquias populares dos jogos, cinema, televisão e quadrinhos.

Veja doze dos jogos que marcaram a trajetória da desenvolvedora abaixo:

Stranger Things

Última aposta da companhia, a adaptação de Stranger Things para um jogo pelo estúdio foi confirmada em junho deste ano.

O título era originalmente previsto para estrear junto à série produzida pela Netflix, mas acabou adiado.

Com o suposto fechamento da Telltale, o game já estaria cancelado.

Divulgação/Telltale Games

Sam & Max Save the World

Apesar de alguns títulos anteriores, Sam & Max Save the World foi o primeiro grande jogo da Telltale Games, trazendo de volta a dupla criada por Steve Purcell para os quadrinhos e que brilhou em Sam & Max Hit the Road, de 1993.

Além de mostrar a ligação entre a produtora e a era de ouro dos adventures da LucasArts, Save the World adotou o formato episódico pelo qual a Telltale passou a ser tão conhecida.

Esta série de Sam & Max ganhou duas sequências: Beyond Time and Space e The Devil’s Playhouse.

Divulgação/Telltale Games

Não foi só a DC que apostou em uma adaptação de uma franquia pela Telltale Games.

Entre abril e novembro do ano passado, o estúdio também lançou um jogo episódico que trouxe Guardiões da Galáxia, heróis da Marvel, aos consoles e PC.

O jogo acompanha o grupo em uma aventura para descobrir um artefato de grande poder, mas teve recepção morna.

Divulgação/Telltale Games

Tales of Monkey Island

Depois de Sam & Max, foi a vez de Monkey Island ser um jogo da LucasArts a receber um capítulo inédito por parte da Telltale.

Seguindo as aventuras do herói Guybrush Threepwood contra o pirata morto-vivo LeChuck, o jogo contou com a participação do criador Ron Gilbert e o designer Dave Grossman, que foi uma das principais mentes por trás dois primeiros dois jogos da série.

Divulgação/Telltale Games

Batman: The Telltale Series

Desenvolvido em parceria com a DC Entertainment, Batman: The Telltale Series trouxe o herói dos quadrinhos para as aventuras episódicas da Telltale, com duas temporadas lançadas.

A primeira veio entre agosto e dezembro de 2016, que teve recepções mistas. A segunda temporada, Batman: The Enemy Within foi lançada em cinco episódios entre agosto do ano passado e março deste ano, considerada um avanço em relação à anterior.

Divulgação/Telltale Games

Back to the Future: The Game

Em 2010, a Telltale conseguiu elevar ainda mais seu reconhecimento com um adventure baseado em De Volta para o Futuro, que chegou a contar com o visual de Michael J. Fox e Christopher Lloyd como os protagonistas Marty McFly e Doc Brown.

Não só isso, os dois atores fizeram trabalho de dublagem no jogo, com Lloyd reprisando seu papel, enquanto Fox fez a voz de uma versão futura de Marty assim como seu antepassado William.

O jogo não só encontrou bastante sucesso, mas mostrou que a Telltale era capaz de lidar com grandes propriedades intelectuais.

Divulgação/Telltale Games

Minecraft: Story Mode

Baseado em Minecraft, jogo da desenvolvedora Mojang, Story Mode trouxe uma espécie de "modo história" extra-oficial à séria, com cinco epispodios lançados entre outubro de 2015 e março de 2016.

O jogo acompanha o protagonista Jesse, que pode ter o gênero definido pelo jogador, em uma missão para salvar o mundo da Wither Storm.

Uma segunda temporada foi lançada entre julho e dezembro do ano passado.

Divulgação/Telltale Games

Tales from the Borderlands

Lançado em novembro de 2014, Tales from the Borderlands expandiu o universo da série de jogos de tiro da Gearbox com uma aventura que se passa após os eventos de Borderlands 2.

O jogo tem os personagens Rhys e Fiona como protagonistas, mas traz uma série de rostos conhecidos de volta, como Handsome Jack, Mad Moxxi e Zer0.

O game foi bem recebido pelo público e aclamado por sua história e por manter os elementos de humor característicos da série.

Divulgação/Telltale Games

Jurassic Park: The Game

Considerado o primeiro grande tropeço da Telltale Games, o adventure de Jurassic Park acontece durante os eventos do primeiro filme, seguindo uma série de personagens ligados aos protagonistas da obra de Steven Spielberg.

O jogo, porém, não prendeu a atenção do público ou a crítica, que considerou a narrativa pouco interessante e a jogabilidade repetitiva.

Divulgação/Telltale Games

Game of Thrones

Adaptação baseada na série de televisão da HBO inspirada na obra de George R. R. Martin, Game of Thrones teve seu primeiro episódio lançado em dezembro de 2014.

O jogo traz cinco personagens jogáveis da família Forrester, que tentam salvar sua linhagem em meio a Guerra dos Cinco Reis.

Divulgação/Telltale Games

The Wolf Among Us

Baseado na HQ Fábulas, de Bill Willingham, The Wolf Among Us mostra figuras de contos de fadas tentando viver suas vidas no mundo contemporâneo, em uma Nova York dos anos 1980.

No papel de Bigby Wolf (também conhecido como Lobo Mau), o jogador investiga um misterioso assassinato, que o coloca contra diversas figuras conhecidas (e nem tão conhecidas) do folclore mundial.

Assim como The Walking Dead, Wolf Among Us foi elogiado por sua narrativa e personagens mais complexos.

Divulgação/Telltale Games

The Walking Dead

O grande divisor de águas da Telltale Games, e o que transformou a empresa de estúdio pequeno a grande nome na indústria dos games.

A jornada de Lee Everett e da jovem Clementine capturou o público com uma história envolvente e dramática, com grandes reviravoltas dependendo das ações dos jogadores.

O game foi considerado por muitos da crítica e público como o melhor jogo de 2012, e gerou mais três temporadas, a última ainda em desenvolvimento.

Divulgação/Telltale Games