Poucas coisas são tão agradáveis quanto uma boa surpresa e MultiVersus parece ser exatamente isso. O The Enemy teve acesso ao jogo de luta em plataforma que reúne personagens da Warner Bros. e pôde constatar que, sim, o título promete mais do que muitos jogadores imaginam.

A preocupação artística com manter a autenticidade dos personagens trazendo todos eles para um estilo artístico parecido é algo que chama atenção antes mesmo de abrirmos o game. Afinal, quando você imaginou que veria uma versão animada da Arya Stark, de Game of Thrones, lutando com Finn, do desenho animado Hora de Aventura?

Semelhanças com Super Smash Bros. e Brawlhalla são evidentes, mas MultiVersus se destaca por um fator importante: a ênfase na jogabilidade cooperativa em duplas. São essas estratégias que farão as pessoas testarem todas as combinações possíveis para encontrar aquela que melhor se encaixa no próprio estilo de jogo.

Salsicha carregando o ki.
Player First Games/ Warner Bros. Games.

MultiVersus inclui modos de luta 1v1, 2v2 e 4v (cada um por si). Como em outros jogos de luta em plataforma, o objetivo é atirar inimigos para longe da arena e ganhar pontos. Cada golpe preenche a barra de atordoamento do oponente, até que um simples soco possa jogar adversários bem longe. Com certeza não é uma proposta "nunca antes vista", mas o brilho desse jogo específico está no modo de duplas.

Cada personagem possui uma classe e habilidades específicas. Alguns servem para causar dano com mais agilidade e outros podem servir como suporte.

A Mulher-Maravilha, por exemplo, pode reforçar a defesa do grupo e até mesmo usar o laço para segurar um companheiro que está caindo da plataforma e puxá-lo de volta. Muitas são as estratégias possíveis quando os lutadores se complementam e dá gosto descobrir novas formas de mesclar as individualidades deles.

Steven Universo em briga.
Player First Games/ Warner Bros. Games.

Não bastasse a precisão artística na adaptação dos personagens em MultiVersus e a jogabilidade inovadora para o gênero, o jogo ainda inclui alguns cenários que vão ficar na memória dos fãs mais apaixonados da DC Comics, por exemplo, e de outras propriedades da WB. Ver tantas referências de universos tão diferentes por todos os lados é simplesmente maravilhoso.

Existe uma dupla de personagens específica, aliás, que chama atenção de uma maneira bastante peculiar: Tom & Jerry.

Como bem sabemos, por mais que o gato e o rato tenham se tornado amigos temporários em diferentes momentos ao longo da história, eles estão quase sempre brigando entre si. Logo, é difícil acreditar que eles poderiam se unir para lutar contra seres de outros universos sem também brigarem um com o outro de vez em quando.

Pernalonga distribuindo marretada.
Player First Games/ Warner Bros. Games.

E qual foi a solução encontrada para isso? Bom, os golpes de Tom & Jerry são animados de uma maneira única: eles acertam os outros personagens "por acidente" enquanto tentam acertar um ao outro.

Ao pressionar o botão que faria o Batman dar um simples soco, por exemplo, Tom pode pegar uma marreta e acertar o adversário. Mas a animação do golpe não é simplesmente o Tom mirando no inimigo e batendo. Como Jerry também está em tela o tempo inteiro, ele tenta acertar Jerry, erra e aí o golpe atinge o oponente. É um trabalho simplesmente magnífico. Principalmente, para os fãs da dupla.

Existe um outro especial maravilhoso: quando Tom quer acertar um oponente que está acima dele, ele prende Jerry em um foguete e Jerry, com uma expressão de medo, vai voando em direção ao inimigo. Tanto essas quanto outras adaptações de personagens ficaram inacreditavelmente boas.

Nitidamente, MultiVersus é uma aposta na qual a Warner Bros. Games investiu muito. Chega a ser surpreendente que o jogo seja totalmente gratuito. Aos fãs de Steven Universo, Scooby-Doo, Superman e tantas outras franquias da WB, garantimos que a espera pode valer a pena.