Pairar sobre extensos campos durante um dia ensolarado está entre as melhores atividades possíveis para os jogadores de Microsoft Flight Simulator. Com o aniversário de 40 anos da franquia, que é a mais antiga da gigante da tecnologia, a chegada dos planadores promete experiência contemplativas memoráveis.

Não é sempre que queremos pilotar um avião comercial gigante ou caças militares. Às vezes, basta apreciar um vôo à vela tranquilo enquanto passamos por pontos turísticos históricos. Nossa principal preocupação, nesses casos, está em manter a aeronave equilibrada, já que as asas são incrivelmente grandes. Cuidando disso, o resto vem quase automaticamente.

Imagem de Microsoft Flight Simulator
Reprodução: Microsoft

Convidado para um evento especial em celebração aos 40 anos de Microsoft Flight Simulator, que ocorreu em Oregon, nos Estados Unidos, o The Enemy pôde testar as principais novidades que chegam com a nova atualização por pouco mais de uma hora, alternando entre planadores e helicópteros.

Enquanto os helicópteros trazem consigo novos desafios, já que são veículos particularmente sensíveis, os planadores trazem uma sensação de estabilidade surreal. Mesmo que, no evento, isso não fosse uma opção, já consigo me imaginar em casa sobrevoando as pirâmides do Egito enquanto escuto o Ping (nosso podcast, que você precisa ouvir) ou alguma música.

Imagem de Microsoft Flight Simulator
Reprodução: Microsoft

A magia, aqui, não está, necessariamente, nos desafios propostos. Até existem missões de treino e outras opções mais "guiadas" ou "sérias" de aproveitar os planadores, mas o destaque mesmo fica para o escapismo. Eu diria até mesmo que essa pode ser a opção ideal para as pessoas começarem a entender Microsoft Flight Simulator, já que ter tantas opções de aviões (e, agora, alguns helicópteros) pode parecer um tanto intimidador e afastar algumas pessoas.

Do ponto de vista técnico, um aspecto particularmente chamativo dos planadores de Microsoft Flight Simulator é a influência das correntes ascendentes sobre a aeronave, que podem ser vistas pelo jogador dependendo da configuração da partida. Por essa razão, inclusive, é mais recomendado que os planadores sejam usados, no jogo e na vida real, durante os meses que correspondem ao verão nos hemisférios sul e norte.

Imagem de Microsoft Flight Simulator
Reprodução: Microsoft

Quando nos aproximamos das montanhas, aliás, é impressionante como o planador ganha força graças às correntes que sobem a montanha e descem do outro lado. Livres para contornar grandes formas distribuídas pelo mapa, jogadores podem aproveitar um tipo de experiência em que correntes de ar são as nossas maiores aliadas. Basta se envolver com o ambiente e aproveitar.

Microsoft Flight Simulator está disponível para consoles Xbox e PC. A atualização com planadores e helicópteros é gratuita.

Imagem de Microsoft Flight Simulator
Reprodução: Microsoft

Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!