Brendan Greene, mais conhecido como PlayerUnknown, deixou a Krafton - empresa mãe da PUBG Studios - para fundar seu novo estúdio, o PlayerUnknwon Productions.

Em um comunicado à imprensa, Greene anunciou sua decisão e agradeceu a Krafton.

Estou muito grato a todos da PUBG e da Krafton por apostarem em mim e pelas oportunidades que me deram durante os últimos quatro anos. Hoje, estou entusiasmado em dar o próximo passo na minha jornada para criar o tipo de experiência que estou planejando há anos. Novamente, estou grato a todos na Krafton por dar suporte para meus planos, e terei mais para revelar sobre o nosso projeto numa data posterior”, declarou.

Desde 2019 Greene não trabalha no battle-royale que criou - PUBG - e estava focado em um novo projeto, de codinome Prologue, como parte dos projetos especiais de PUBG e através dos quais a propriedade será expandida.

Ele anunciou que continuará em Amsterdam e que provavelmente continuará a trabalhar em Prologue, com ajuda financeira da Krafton, com quem continuará a colaborar.

Sua saída da Krafton é importante porque Greene fez uma grande mudança no gênero de tiro em primeira pessoa e gerou mais de US$5,1 bilhões em receitas apenas para a versão móvel e PUBG, de acordo com a empresa Sensor Tower. As versões de PC e consoles geraram bilhões a mais, com cópias vendidas ultrapassando 70 milhões em meados de 2020.

Geene é frequentemente conhecido como o pai do Battle Royale. Ele originalmente projetou o modo como um mod para a série de jogos militares Arma. Depois de trazer o modo para o público mais amplo em H1Z1, ele passou a criar o jogo multi-premiado com seu nome, PlayerUnknwon’s Battlegrounds (PUBG).

Poucos detalhes sobre o novo estúdio de Greene foram anunciados por enquanto, o nome será PlayerUnknown Productions e a sede será em Amsterdam, na Holanda. Ele terá como foco “explorar os sistemas necessários para permitir uma escala massiva em jogos de mundo aberto”, de acordo com o site Gamespot. A Krafton também terá uma participação minoritária na empresa e estará investindo nos futuros projetos.

Vale lembrar também que uma sequência mobile de PUBG chamada ‘New State’ chegará aos dispositivos Android e iOS ainda em 2021. O jogo acontecerá em um novo mapa denominado TROI, que terá 8x8 quilômetros de tamanho e comportará até 100 jogadores simultaneamente.