Outcast, o clássico cult lançado originalmente em 1999 para PC, receberá uma sequência no PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, desenvolvido pelo estúdio original, a Appeal, da Bélgica. O anúncio foi feito no showcase de 10 anos da THQ Nordic.

Outcast 2: A New Beginning acontece 20 anos após os eventos do primeiro game, e coloca o jogador novamente no papel do protagonista Cutter Slade e seu retorno ao planeta Adelpha.

"Vinte anos após os eventos do primeiro jogo, Adelpha se encontra sob a ameaça de invasão: corporações impiedosas exploram o planeta e estão escravizando e até matando a população", diz o anúncio oficial da THQ Nordic. "A missão de Cutter é clara: organizar uma resistência, resgatar a população, e se livrar dos invasores."

Para derrotar os invasores, Cutter conta com um arsenal de armas especiais e equipamentos como um jetpack que o ajuda a atravessar o mundo. Além disso, ao se familiarizar com a cultura da raça alienígena Talan e salvar seus habitantes, é possível desbloquear poderes especiais para enfrentar inimigos.

Outcast II: A New Beginning
THQ Nordic/Divulgação

O Outcast é considerado um dos títulos pioneiros a estabelecer um mundo aberto não-linear persistente e tridimensional a ser explorado, tendo feito isso dois anos antes de Grand Theft Auto III popularizar o conceito.

A Appeal tinha planos de fazer uma sequência logo após o lançamento do primeiro Outcast, mas logo acabou sofrendo com problemas financeiros e chegou até a ir à falência.

Em 2014, porém, o estúdio ressurgiu, primeiro com um Kickstarter para um remake HD de Outcast (que não vingou), seguido de uma remasterização conhecida como Outcast 1.1.

Três anos depois, a Appeal desenvolveu uma versão em HD do jogo, intitulada Outcast: Second Coming.

Por enquanto, Outcast 2: A New Beginning ainda não tem data de lançamento.