O novo Microsoft Flight Simulator é, de várias formas, uma maravilha tecnológica, sendo capaz de (entre outras coisas) recriar efeitos e mudanças climáticas em tempo real - incluindo o Furacão Laura, que atingiu a costa do Golfo do México e o território dos EUA nesta quarta (27)

Por isso, diversos jogadores do simulador de voo decidiam sobrevoar, e até pilotar seus aviões para dentro da tempestade enquanto ela se aproximava do território dos EUA.

"Até onde eu sei todos os pontos verdes são outros jogadores", escreveu o usuário Technically Alex. "Eu sinto que MS Flight Sim vai criar um novo gênero de eventos de jogo em que pessoas busquem por eventos climáticos em tempo real para experienciá-los."

"É tão incrível que este tipo de coisa seja possível."

A recriação do clima em tempo real do jogo deve-se a uma parceria entre a Microsoft e a companhia suíça Meteoblue.

"O furacão de ontem foi maravilhoso de se observar e foi prevista com precisão por nossos modelos dias antes", explicou o cofundador da companhia, Mathias Müller, ao site The Verge. "Estamos muito felizes que clima em tempo real agora seja parte de Flight Simulator. Foi uma longa jornada já que integrar esta quantidade massiva de dados pediu pela solução de muitos problemas."

O Furacão Laura atingiu a costa dos EUA como uma tempestade de Categoria 4, mas perdeu força ao atravessar o continente. Ainda assim, reportagens e relatórios já indicam um rastro de destruição e risco de enchentes.

O novo Microsoft Flight Simulator está disponível para PC, podendo ser baixado gratuitamente para assinantes do Xbox Game Pass. O game também está previsto para chegar ao Xbox One.