Um dos jogos de tiro em primeira pessoa mais aguardados do ano, Metro Exodus será consideravelmente maior do que seus antecessores.

Em entrevista à edição de fevereiro da Official PlayStation Magazine (via WCCFTech), Jon Bloch, produtor executivo da Deep Silver, o novo título será maior do que Metro 2033 e Metro Last Light combinados, incluindo todos os DLCs.

Em termos de história, pela primeira vez na série, o protagonista poderá avançar além dos túneis de metrô e de Moscou, através de um sistema de trens à vapor que levará o jogador para novos ambientes.

"Vamos encontrar novas sociedades, religiões, modos de vida, ambientes, monstros e mutantes. Alguns parecerão familiares de algumas maneiras, e alguns serão completamente novos", afirmou Bloch. "À medida que a vida continua após o apocalipse, evoluiu de maneiras diferentes fora de Moscou. Algumas áreas foram irradiadas de maneira similar a Moscou, e algumas áreas estão livres de quaisquer toxinas ou destruição".

O jogo também deverá trazer ambientes maiores e áreas com clima e NPCs dinâmicos. Segundo Bloch, situações diferentes trarão resultados diferentes para o jogador: se aproximar de um acampamento inimigo à noite pode facilitar seu trabalho furtivo, mas desafiará o jogador com um número maior de inimigos.

Baseado no romance Metro 2035, de Dmitry Glukhovsky, Metro Exodus chega este ano ao PlayStation 4, Xbox One e PC.