No último domingo (8) Max von Sydow, um dos maiores atores da história do cinema, faleceu aos 90 anos.

Com uma carreira de mais de 6 décadas, von Sydow teve os mais diversos papéis, desde personagens de destaque filmes clássicos como O Exorcista, O Sétimo Selo e Morangos Silvestres, até sua breve participação como o Corvo de Três Olhos em Game of Thrones.

E, embora longe de ter a mesma presença do que no cinema ou na TV, o ator também teve seus papéis memoráveis no mundo dos games - incluindo em outro mundo de fantasia que conquistou o grande público: Skyrim.

Logo no anúncio do quinto jogo de The Elder Scrolls, von Sydow faz sua presença sentida com uma narração impactante, citando as profecias sobre a guerra civil, o retorno dos dragões e a chegada do Dohvakiin, o protagonista do aclamado RPG.

No jogo em si, ao avançar a campanha principal, o jogador descobre a quem pertence esta voz: Esbern, um dos últimos membros restantes dos Blades, a antiga ordem de guerreiros que defendiam o Imperador de Tamriel.

Mesmo com o declínio da ordem entre Oblivion e Skyrim, Esbern é uma figura extremamente importante para a narrativa e o protagonista, servindo como possível conselheiro e mentor do Dragonborn em sua luta contra o grande dragão Alduin, o antagonista central do game.

Embora a narrativa de Skyrim não seja necessariamente o que mais prendeu (e ainda prende) muitos dos fãs do RPG da Bethesda, von Sydow nunca desperdiça seu talento, fazendo uma interpretação memorável como um velho guerreiro e estudioso de uma ordem cujos dias de glória se foram há muito tempo atrás.

Como prova disso, basta ver como ele descreve um sonho em que Esbern batalha contra Alduin:

Não à toa, a Bethesda lamentou a morte do ator nas redes sociais.

"Ficamos tristes ao ouvir sobre o falecimento de Max von Sydow", diz a mensagem. "Ele era uma verdadeira lenda e temos orgulho de ter trabalhado de tão perto com ele em Skyrim. Nossos pensamentos estão com sua família e amigos."

Os outros papéis de von Sydow no mundo dos games não tem um peso tão significativo, mas ambos são personagens que interpretou em sua longa carreira cinematográfica: o primeiro foi reprisando Vigo, o Cárpato, vilão de Os Caça-Fantasmas 2 que reaparece em Ghostbusters: The Video Game, e cuja maior parte de seu diálogo consiste em insultar e ameaçar o protagonista das mais diferentes e divertidas (?) formas.

Já seu papel final foi como Lor San Tekka, seu personagem em Star Wars: O Despertar da Força, mas de forma... ligeiramente... diferente em Lego Star Wars: The Force Awakens, onde seu personagem tem até uma fase bônus como personagem jogável.

E estas foram as (infelizmente) poucas vezes em que o caminho de von Sydow cruzou com o mundo dos games. Em retrospecto, é uma pena não termos visto mais de seu talento na indústria, considerando que ao que tudo indica ele parecia disposto a fazer trabalhos de voz para jogos.

De qualquer forma, sempre teremos seu trabalho em Skyrim.