O multiplayer de Mass Effect 3 talvez seja uma das maiores surpresas da franquia. Visto originalmente como um adendo desnecessário, ele logo conquistou um público cativo graças a sua variedade de classes e raças disponíveis, especialmente após a má recepção ao final da narrativa central do game.

Infelizmente, a BioWare confirmou que este modo não estará disponível na coletânea Mass Effect: Legendary Edition, preferindo se focar em trazer o máximo de conteúdo singleplayer para novas plataformas.

Em entrevista para a revista Game Informer, o diretor do projeto, Mac Walters, justificou a decisão ao citar problemas de logística que seriam necessários para resolver ao adaptar o modo.

"Quanto ao multiplayer, era simplesmente difícil demais", declarou. "Trazer todos os sistemas online operacionais e funcionais também seria uma grande parte do que fazer mas, ao mesmo tempo, há muito mais questões de logística envolvidas. A economia foi criada de forma totalmente diferente. Daí surgiram perguntas como: 'Damos suporte a ele pós-lançamento? E quanto às pessoas que ainda estão jogando o multiplayer hoje? Tentamos encontrar um jeito de trazer crossplay entre o PS3 e PS4?"

No fim, a equipe do remaster acabou decidindo focar apenas no conteúdo singleplayer.

Pelo menos por enquanto, o multiplayer ainda continua ativo no PC, PS3 e Xbox 360.

Mass Effect: Legendary Edition está previsto para 14 de maio no PC, PS4 e Xbox One, com compatibilidade para PS5 e Xbox Series X/S.