Há três dias atrás, a Riot Games divulgou novas medidas que irão penalizar os jogadores que iniciarem uma partida e saírem do jogo durante ela - os famosos AFK.

Uma dessas medidas são novos tiers, do quatro ao sete, em que os jogadores podem ficar impedidos de jogar até 14 dias.

Além disso, os jogadores também terão que lidar com um tempo específico antes de começar a partida. Por exemplo, um jogador que estiver no tier 4 de penalidade AFK vai ter que esperar 15 minutos antes de iniciar uma partida (durante cinco partidas).

Anteriormente, a punição para os AFKs era apenas atrasos na fila, mas a Riot espera que com as novas punições, o comportamento dos jogadores mude. Se os jogadores que ficam AFK experimentam como é ter seu tempo desperdiçado, é menos provável que eles cometam isso no futuro, diz a Riot.

Segundo eles, o atraso na fila funciona para a maioria dos jogadores, mas cerca de 9% de jogadores em todo o mundo se envolvem em um comportamento AFK que parece difícil de ser desencorajado por atrasos entre jogos.

Para os jogadores que querem mudar o comportamento, a Riot também promete recompensar o bom comportamento dos jogadores que ficavam AFK regularmente, uma vez que eles descobriram que o sistema era bem exigente quanto a isso.

Tabela de Penalizações | Riot Games

Agora, o modelo novo para recompensar os jogadores olha para vários fatores e será muito mais eficaz em recompensar os jogadores que realmente mudarem de atitude.

Essas mudanças nos permitiram criar bloqueios de fila, pois isso significa que teremos mais certeza de que um jogador em um nível alto de AFK está realmente interrompendo de forma consistente e não apenas preso lá por outros motivos, como problemas de conectividade intermitente, que podem ser particularmente comuns em algumas regiões”, diz a Riot.

Eles também prometeram continuar monitorando os jogadores AFK - tanto referente ao comportamento quanto a problemas de conectividade específicos das regiões. Eles querem garantir que estão sendo equitativos em todas as regiões que podem experimentar diferentes níveis de conectividade.

As mudanças serão aplicadas apenas em algumas regiões no início, antes de serem implementadas globalmente.