O fim do ano está se aproximando e a indústria dos games não para: após um setembro agitado, outubro já está chegando com mais uma enxurrada de novos jogos – e, mais uma vez, fãs dos mais diversos gêneros estão contemplados.

Como de costume, o antepenúltimo mês do ano traz novos títulos de grandes franquias, incluindo os antecipados Call of Duty: Modern Warfare e Tom Clancy's Ghost Recon Breakpoint, e novas IPs, como Little Town Hero, da Game Freak, e The Outer WorldsObsidian Entertainment.

Mas o mês também reserva algumas surpresas para quem acompanha títulos independentes, como Indivisible e John Wick Hex.

Confira abaixo os grandes lançamentos do mês:

Call of Duty: Mobile

01 de outubro

iOS e Android

Quem está ansioso para a chegada de Call of Duty: Modern Warfare poderá matar a sede de CoD alguns dias antes do lançamento do jogo, já que Call of Duty: Mobile chega logo no início do mês.

Desenvolvido pela Tencent, o jogo multiplayer online contará com mapas conhecidos da série (como Nuketown, Hijacked e Crash), além de modos competitivos e mecânicas icônicas da série.

CoD Mobile contará com vários modos de jogo, incluindo um free-for-all para dez jogadores.

Divulgação/Tencent Games

Destiny 2: Shadowkeep

01 de outubro

PlayStation 4, Xbox One, Stadia e PC

Quarta expansão de Destiny 2, Shadowkeep será a primeira grande expansão do jogo publicada independentemente pela Bungie, desenvolvedora que se separou da Activision no início deste ano.

Shadowkeep levará os jogadores novamente para a Lua, e uma série de novos conteúdos para o jogo – incluindo novas missões, um novo modo PvE, novas armas, mapas, armaduras, raids e mais.

Divulgação/Bungie

Tom Clancy's Ghost Recon Breakpoint

04 de outubro

PlayStation 4, Xbox One, Stadia e PC

Após o sucesso de Ghost Reacon Wildlands, a série de ação multiplayer da Ubisoft retorna com uma nova história e ambientação – desta vez, atrás das linhas inimigas.

Em Breakpoint, jogador assume o papel do tenente-coronel Anthony "Nomad" Perryman, um agente das forças especiais enviado à ilha ficcional de Auroa para investigar uma série de distúrbios envolvendo a Skell Technology.

Boa parte do jogo também foca no multiplayer cooperativo, que promete ser ainda mais tático do que títulos anteriores.

Divulgação/Ubisoft

Indivisible

08 de outubro

PlayStation 4, Xbox One e PC

Desenvolvido pela Lab Zero Games, Indivisible é um RPG de ação e plataforma que se inspira em títulos como Valkyrie Profile.

O jogo acompanha a história de Ajna, personagem capaz de absorver incarnações de outras pessoas para avançar em uma aventura fantástica para salvar o mundo.

Divulgação/Lab Zero Games

John Wick Hex

08 de outubro

PC

Focado em ação e estratégia, John Wick Hex é descrito como um "xadrez de luta coreografada", no qual jogadores precisam planejar suas ações para atravessar rotas recheadas de inimigos.

Produzido pela Good Shepherd Entertainment, o jogo é desenvolvido em parceria com o time por trás dos filmes da série John Wick e promete capturar o estilo "gun-fu" da franquia, mas expandindo seu universo.

Divulgação/Good Shepherd Entertainment

Trine 4: The Nightmare Prince

08 de outubro

PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC

Quarto jogo da série de plataforma e puzzle, Trine 4: The Nightmare Prince retorna às origens 2.5D da franquia depois de uma incursão pouco popular em um ambiente totalmente 3D com Trine 3.

A saga une ação, aventura e plataforma e coloca o jogador no comando de três personagens: o cavaleiro Pontius, a ladina Zoya e o mago Amadeus – cada um com suas habilidades específicas que precisam ser combinadas para progredir na história.

Divulgação/Frozenbyte

Grid

11 de outubro

PlayStation 4, Xbox One, Stadia e PC

Anteriormente previsto para 13 de setembro, GRID chega oficialmente em 11 de outubro pelas mãos da Codemasters.

O jogo é considerado em reboot para a franquia e contará com um sistema Nemesis, com mais de 400 personalidades únicas de motoristas em inteligência artificial.

O game, vale lembrar, contou com a consultoria de Fernando Alonso, piloto de Fórmula 1 e Stock Car, para a estruturação de sua jogabilidade.

Divulgação/Codemasters

The Witcher 3: Wild Hunt

15 de outubro

Switch

Outro jogo que dispensa apresentações e que está a caminho do Switch em outubro é The Witcher 3: Wild Hunt.

Em sua versão para o console da Nintendo, o RPG da CD Projekt Red sofre um downgrade notável, mas, ao menos, já contará com ambas expansões do jogo: Hearts of StoneBlood and Wine.

Divulgação/CD Projekt Red

Overwatch

15 de outubro

Switch

Lançado em 2016, o aclamado shooter em primeira pessoa da Blizzard finalmente faz o seu desembarque no Nintendo Switch em outubro.

Diferente de outros ports de grandes jogos para o Switch, no entanto, Overwatch não terá nenhum conteúdo temático da Nintendo no console – ao menos não no lançamento.

Divulgação/Blizzard Entertainment

Little Town Hero

16 de outubro

Switch

Produzido pela Game Freak, desenvolvedora dos RPGs da série Pokémon, Little Town Hero se passará em uma única cidade e encanta com o visual adorável.

A trilha sonora do jogo será de Toby Fox, compositor das faixas de Undertale.

Ring Fit Adventure

18 de outubro

Switch

Nova bizarrice fitness da Nintendo, Ring Fit Adventure virá acompanhado do Ring-Con e Leg Strap, um círculo flexível e um acessório para prender um Joy-Con à perna utilizados para interagir com o jogo.

Ring Fit Adventure apresenta uma aventura em mundo de magia e fantasia com missões que ajudam quem joga a se exercitar em casa.

Os combates contra inimigos acontecem por turno, como em tradicionais RPGs japoneses, mas cada golpe é realizado com um exercício físico diferente.

Divulgação/Nintendo

WWE 2K20

22 de outubro

PlayStation 4, Xbox One e PC

Vigésimo primeiro título da série de luta livre profissional WWE, WWE 2K20 será o primeiro a trazer um modo MyCareer feminino, além do modo masculino presente em edições anteriores.

A capa também contará com Roman Reigns e Becky Lynch, o que marca a primeira vez na série em que uma lutadora mulher estampa a capa do jogo.

Divulgação/2K Games

Call of Duty: Modern Warfare

25 de outubro

PlayStation 4, Xbox One e PC

Um dos mais aguardados títulos do mês de outubro, Call of Duty: Modern Warfare chega como um reboot do clássico game homônimo da série de tiro, lançado em 2007.

O jogo traz alguns personagens consagrados, como Capitão Pryce, e terá uma campanha que passará por cidades da Europa e Oriente Médio.

O game, é claro, também trará novidades ao multiplayer, incluindo o novo modo 2x2 Gunfight, que permitirá partidas rápidas em arenas pequenas.

Divulgação/Activision

MediEvil

25 de outubro

PlayStation 4

Desenvolvido pela Other Ocean Emeryville, o remake de MediEvil, clássico de PlayStation lançado em 1998, chega em 25 de outubro.

O game é exclusivo do PlayStation 4 e mantém a jogabilidade hack and slash do título anterior, mas com gráficos atualizados.

Divulgação/Sony Interactive Entertainment

The Outer Worlds

25 de outubro

PlayStation 4, Xbox One e PC

Desenvolvido pela Obsidian Entertainment, The Outer Worlds foi uma das surpresas positivas da E3 deste ano e é considerado uma espécie de "Fallout: New Vegas no espaço".

Em The Outer Worlds, o jogador vive um forasteiro que visita Halcyon, colônia localizada nos confins da galáxia e controlada por uma série de corporações.

Durante a jornada, o jogador tomar decisões que vão moldar o futuro da fronteira por meio de suas decisões – podendo ser herói, vilão, psicopata, ou qualquer outro tipo de pessoa que possa ser. 

Divulgação/Obsidian Entertainment

Afterparty

29 de outubro

PlayStation 4 e PC

Desenvolvido pela Night School Studio, estúdio responsável por OxenfreeAfterparty é o mais novo jogo de aventura da produtora independente.

O jogo de aventura acompanha a história de Lola e Milo, dois amigos que vão parar no inferno após a morte e precisarão participar de disputas de bebedeira e beer pong contra dêmonios para tentarem voltar à vida.

Divulgação/Night School Studio

Luigi's Mansion 3

31 de outubro

Switch

Novo jogo da franquia de aventura e "terror" da Nintendo, Luigi's Mansion 3 chega oficialmente no Halloween – como seria de se esperar.

O jogo trará alguns novos elementos de gameplay, incluindo o Gooigi, uma versão de "ectoplasma" de Luigi que pode atravessar superfícies para ajudar na exploração, e terá modo multiplayer para até quatro jogadores.

Divulgação/Nintendo