
Electronic Arts/Divulgação
John Madden, lendário técnico e ícone dos games, morre aos 85 anos
Treinador e comentarista deu nome à popular série de jogos de futebol americano da EA
John Madden, um dos maiores nomes da história do futebol americano, ao ponto de tornar-se um ícone do mundo dos videogames graças à franquia de jogos Madden NFL, faleceu nesta quarta-feira (28) aos 85 anos.
"Hoje perdemos um herói", diz a homenagem feita pela conta oficial de Madden NFL no Twitter. "John Madden foi sinônimo com o esporte de futebol americano por mais de 50 anos. Seu conhecimento sobre o jogo ficava atrás apenas de seu amor por ele, e seu apreço por todos que já pisaram no gramado. Um campeão humilde, um professor devoto, e para sempre um técnico. Nossos sentimentos estão com a família, amigos e os milhões de fãs de John. Ele fará uma grande falta, será para sempre lembrado, e jamais esquecido."
Nascido em 1936 em Austin, Minnesota, John Earl Madden nunca chegou a jogar futebol americano profissionalmente devido a lesões em sua carreira universitária, mas logo se interessou pela parte tática e de treinamento do esporte.
Em 1969, Madden tornou-se treinador dos Oakland Raiders aos 32 anos, sendo na época a pessoa mais jovem a assumir a posição dentro da NFL. Durante a próxima década, o técnico conduziu o time a temporada vitoriosa após temporada vitoriosa, nunca tendo um recorde negativo durante sua carreira, e a segunda maior porcentagem de vitória na história da liga.
Sua carreira como treinador culminou em 1976, quando chegou e conquistou o Super Bowl XI com os Raiders, se aposentando dois anos mais tarde, em 1978.
Posteriormente, Madden assumiu a posição de comentarista esportivo para a rede televisiva CBS, onde logo ganhou ainda mais fama não só por suas explicações sobre as táticas e estratégias relacionadas ao futebol americano, como também por seus comentários irreverentes (para não dizer bizarros) durante as transmissões.
E foi graças a essa carreira tão ilustre que, nos anos 80, a Electronic Arts recrutou Madden para ajudar a desenvolver uma simulação de futebol americano como jogo de computador, utilizando seu nome para chamar a atenção do público fã do esporte.
John Madden Football, de 1988, não foi um sucesso sem precedentes, mas abriu espaço para a Electronic Arts virar uma força dominante no mundo dos jogos de esportes, não só com a própria série Madden NFL, mas também com jogos como FIFA e NBA Live.
Seu impacto nos games foi tão significativo que, mesmo após sua aposentadoria como comentarista, em 2009, Madden continuou envolvido com a franquia de jogos que compartilha seu nome de uma forma ou de outra até sua morte.
O legado de John Madden está no crescimento significativo de popularidade do futebol americano no seu próprio país e pelo mundo (incluindo no Brasil), tanto por seu trabalho como comentarista na TV quanto pela associação de seu nome com uma das franquias de maior sucesso da indústria de games.
Comentários