Umas das séries mais icônicas do gênero beat ‘em up, Streets of Rage ganhará um novo jogo após longos 25 anos de hiato. Não um reboot, nem um remake com gráficos atualizados. Um novo jogo – sequência direta de Streets of Rage 3, lançado em 1994 pela Sega para o saudoso Mega Drive.

Em desenvolvimento pela Lizardcube em parceria com a Guard Crush Games, Sega e com a publisher DotEmu, o título estava disponível para ser experimentado durante a Gamescom 2019 – onde pudemos testar duas de suas fases, além de ver de perto as habilidades da personagem estreante Cherry Hunter. E gostamos bastante do que vimos.

Apesar de ter abandonado os gráficos pixelados dos anos noventa em favor de um visual que lembra um desenho animado moderno, Streets of Rage 4 mantém quase intacta a jogabilidade clássica da série – o que significa que qualquer um que já tenha jogado algum título da franquia no passado não precisa de mais do que alguns segundos para se habituar ao jogo. Agarrões, lançamentos e golpes especiais, todos ainda estão lá.

O jogo, no entanto, aposta em algumas mudanças que atualizam bem a série para consoles modernos, garantindo ares de novidade à fórmula antiga da franquia. Entre as novidades que o jogador nota logo de cara está a mecânica de “malabarismo” de inimigos, que agora podem ser mantidos suspensos no ar por um tempo indefinido, basta o jogador sabe encaixar seu combo de socos de forma eficiente.

Diferente de jogos anteriores da série, os inimigos também não “vazam” mais para fora dos limites da tela, o que significa que é possível usar as bordas do cenário como parede para manter inimigos paralisados no meio da porradaria.

A nova mecânica facilita consideravelmente o combate em Streets of Rage 4, principalmente contra inimigos isolados, que podem ser basicamente anulados após um combo bem encaixado contra a parede ou no ar. No entanto, o game contrapõe a mecânica ao lançando múltiplos adversários com diferentes padrões de ataque contra o jogador – o que mantém o nível de desafio alto, exigindo que o jogador navegue pelo plano 2D esquivando dos adversários e procurando brechas para atacar um inimigos sem se expor aos outros.

Além dos veteranos Axel Stone e Blaze Fielding, Streets of Rage 4 conta com a carismática Cherry Hunter – nova personagem jogável que é filha de Adam Hunter, um dos heróis do primeiro jogo.

Cherry carrega uma guitarra em combate e utiliza a nova mecânica de ataques especiais (que custam vida) para disparar ataques elétricos, incluindo uma deslizada de joelho pelo cenário que golpeia múltiplos adversários de uma vez em uma linha reta. É uma adição bem-vinda ao jogo, que deverá receber ainda mais personagens no futuro.

Apesar do visual renovado, Streets of Rage 4 ainda mantém uma série de pequenos detalhes clássicos que dão um grau de nostalgia ao título – o som de coletar um alimento no cenário para recuperar vida, por exemplo, ainda é o mesmo dos jogos passados.

Ah, vale lembrar, Motohiro Kawashima, Yoko Shimomura, Hideki Naganuma, Keiji Yamagishi e Yuzo Koshiro, que participaram das composições das trilhas sonora da trilogia original da série, estão de volta para o quarto jogo – ainda que as músicas não estivessem altas o suficientes durante nossa demo da Gamescom para que pudéssemos notar os detalhes.

Combinando elementos nostálgicos com algumas atualizações bem-vindas, Streets of Rage 4 promete ser um sucessor digno para a série clássica de beat ‘em up, dando um novo respiro a um gênero que não tem mais o mesmo espaço de sua era de ouro, mas que ainda é querido por fãs e extremamente divertido.

Streets of Rage 4 será lançado para PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC, mas ainda não tem uma data definida.