Com lançamento previsto para outubro, Call of Duty: Modern Warfare tem a complicada missão de rebootar um dos mais icônicos e populares títulos da franquia de tiro em primeira pessoa da Activision, o homônimo Call of Duty 4: Modern Warfare – jogo lançado em 2007 que foi o primeiro a trazer a ação da série para conflitos armados modernos.

Para cumprir o objetivo, a desenvolvedora Infinity Ward dá sequência à tendência resgatada pela Sledgehammer Games com Call of Duty: WWII, game lançado em 2017 que traz de volta uma jogabilidade “botas no chão”, focada na experiência real de um soldado durante um conflito armado, não em personagens equipados com armamentos e gadgets militares futuristas.

Em um evento realizado nesta semana em Los Angeles, o The Enemy teve a oportunidade de conferir o modo multiplayer do game e experimentar, na prática, o que mudou na jogabilidade de Modern Warfare – que se revelou um jogo bastante tático e estratégico, mas que não abandona aspectos familiares da série e nem a ação intensa que é esperada por fãs de Call of Duty.

Realismo gráfico e técnico

Não há dúvidas que o realismo é um dos aspectos mais importantes de Call of Duty: Modern Warfare para a Infinity Ward: o nível de atenção dedicado pela produtora aos detalhes de cenários, mapas e até nos efeitos sonoros dos disparos de armas é assombroso, e chamam atenção logo na primeira sessão de gameplay.

Em boa parte, esse realismo fica na conta do novo motor gráfico adotado pelo time de desenvolvimento do Modern Warfare, atualizado após quase 15 anos de uso do engine antigo pela desenvolvedora em games da série.

Os ganhos gráfico são notáveis, com imagens fotorrealistas, suporte a resolução 4K HDR e à tecnologia ray-tracing. Mas as possibilidades trazidas pelo novo engine também não param na estética: segundo os produtores do jogo, Modern Warfare terá uma escala nunca antes vista no combate multiplayer – ainda que o número máximo de jogadores não foi revelado pela Infinity Ward.

A escala permitida pelo motor gráfico também se reflete na quantidade e acabamento de armas disponíveis no jogo, consideradas “personagens principais” do multiplayer de Call of Duty: Modern Warfare.

Segundo os produtores, a Infinity Ward trabalhou com armamentos reais para testar e dimensionar elementos como distância do disparo, potência, penetração e coice das armas, reproduzindo cada um destes detalhes no jogo com fidelidade de quase 100% – é claro, alguns ajustes foram necessários para garantir um gameplay melhor. Ainda assim, o trabalho resulta em uma jogabilidade consideravelmente mais natural e próxima do comportamento real destas armas.

Entusiastas de armas e equipamentos militares também devem tirar proveito do Gunsmith, sistema de customização compartilhado entre todos os modos de jogo que permite que o jogador modifique armamentos da forma como deseja, adicionando elementos como silenciadores, pentes extras, mira, culatra e mais.

Todos os acessórios adicionados têm efeito específicos sobre a arma, com diferentes prós e contras, e prometem um nível elevado de liberdade ao jogador para adaptar as armas de fogo ao seu estilo de jogo e preferência – isso, é claro, sem levar em consideração o sistema de customização cosmética, que ainda não foi revelado durante a demo que experimentamos.

Soldados, não super-heróis

A ambição de Modern Warfare de retratar conflitos militares de forma realista, é claro, se estende à jogabilidade de título, que se mostra consideravelmente mais tático e estratégico. De acordo com os produtores, a proposta do jogo é que o jogador se sinta como um soldado, não como um super-herói no campo de batalha.

Na prática, vários elementos conhecidos da série estão de volta, incluindo loadouts, habilidades de soldados e as recompensas por killstreaks, mas alguns novos detalhes garantem mais realismo tático à ação frenética do multiplayer do jogo.

Entre eles está a possibilidade de se abrir portas lentamente, deixando apenas uma brecha exposta para permitir que o jogador abra fogo sem revelar sua posição; há também uma mecânica para apoiar armas sobre diferentes superfícies do cenários, garantindo disparos mais estáveis contra o inimigo. São pequenos detalhes que dão mais opções ao jogador na forma como abordar o inimigo, privilegiando o bom posicionamento ao invés de uma abordagem Rambo do combate.

Mapas de Modern Warfare também estão mais complexos do que no passado, com mais possibilidades de exploração que servem como uma segunda camada de estratégia, beneficiando o jogador que procura por áreas escondidas ou por pontos de vantagem não óbvios antes de encarar o inimigo.

Os elementos estratégicos ficam particularmente notáveis nos mapas noturno – e, em especial, no modo sem interface de usuários. Por conta dos óculos de visão noturna, capazes de detectar a mira a laser acionada sempre que o jogador coloca a arma no modo ADS (Aim Down Sight), mapas no noturnos tendem a ser mais lentos, exigindo cuidado na hora de mirar no inimigo para não revelar a sua posição antes da hora certa de atirar. É um modo de jogo tenso, mas gratificante, e que se mostra uma boa quebra da ação frenética dos modos tradicionais – e, em especial, do novo modo 2x2, Gunfight, focado em um tiroteio rápido e casual.

Crossplay e base unida

Além do foco no realismo tático, Call of Duty: Modern Warfare será o primeiro jogo da série com crossplay entre todos as plataformas para as quais será lançado: PlayStation 4, Xbox One e PC.

Segundo produtores, a ideia é dividir jogadores de acordo com o tipo de periférico usado por para o gameplay – de um lado, mouse e teclado, e controles de console do outro. Com o número limitado de participantes do evento de preview de Modern Warfare, no entanto, foi possível jogar algumas partidas com jogadores em ambas plataformas, mas não é certo como isso funcionará na versão final do jogo.

Como parte do esforço de manter a base do jogo unificada, Infinity Ward também não contará com passes de temporada pagos, apenas expansões gratuitas de conteúdo. Detalhes sobre novos conteúdos que chegarão ao jogo, no entanto, não foram revelados.

Call of Duty: Modern Warfare chega em 25 de outubro para PlayStation 4, Xbox One e PC. No console da Sony, um beta de multiplayer do jogo estará disponível a partir do dia 12 de setembro.