Quando a Nvidia apresentou sua nova família de placas de vídeo em agosto de 2018, era difícil acreditar que a tecnologia de raytracing - abreviada para RTX, apenas - mudaria tão drasticamente a experiência de jogo como os vídeos promocionais faziam parecer.

E aqui temos o clássico caso de ver para crer já que, de fato, o raytracing modifica a experiência. Até mesmo quando aplicada sobre os blocos de Minecraft, tudo parece magicamente se transformar em um novo universo, literalmente. 

Para comprovar isso, o The Enemy teve a oportunidade de testar o game com gráficos RTX a convite da Nvidia do Brasil, construindo e destruindo blocos com a tecnologia que permite simular iluminação em tempo real sobre superfícies dentro do jogo.

Minecraft realista?

Tudo começou em agosto, quando a própria Mojang cancelou um pacote de gráficos ultra realistas chamado Super Duper Graphics Pack. Tudo porque, pouco tempo depois, a Microsoft confirmaria que Minecraft receberá uma reinvenção gráfica com a tecnologia de RTX.

Ao testar o game com RTX, tive acesso a duas builds do game: uma de pura contemplação, onde visitei um ambiente pré-construído (uma floresta, basicamente) para poder testar como o RTX era, de fato aplicado; e a outra onde pude efetivamente destruir e construir.

O mais impressionante era que tudo se transformava com o único apertar de um botão. As texturas dos blocos ganhavam aspectos mais realistas: a madeira realmente parecia madeira, a água perdeu sua paleta azulada para ficar completamente transparente, as folhas das árvores e a grama ganharam sombreamento, as portas e concretos pareciam objetos reais… só que reproduzido na tela do computador.

A experiência é surreal e chega a dar uma “tela azul” no cérebro já que a verossimilhança e beleza da ambientação (com o raytracing ligado), era como um colírio para os olhos, ao mesmo tempo em que a tecnologia se mantinha aplicada sobre blocos. 

Preview: Minecraft com gráficos realistas (RTX)
Nvidia/Reprodução

Vale afirmar que sempre admirei a mecânica de construir de Minecraft: o game desperta a criatividade e as criações feitas no jogo, além de divertirem como nada antes criado, também fazem as horas passar num passe de mágica - com requintes terapêuticos ainda por cima.

Todavia, com o raytracing ligado, construir em Minecraft me fez sentir criativa, resiliente e, mais do nunca, imersa. A sensação de satisfação (e de contemplação dos ambientes) é apenas singular.

O que é raytracing?

Mas o que é esse raytracing (ou RTX) que tanto foi citado? Sumariamente, o raytracing traça um raio de luz e triangula a sombra, a luz e reflexos, além de simular de maneira realística as texturas. Com isso, tudo que o jogo projeta parece mais crível, como se uma iluminação ambiente do mundo real estivesse sendo reproduzida no jogo.

Preview: Minecraft com gráficos realistas (RTX)
Nvidia/Reprodução

Na prática, isso significa que os vidros vão transparecer melhor, a água será mais cristalina e as demais superfícies 3D ficarão mais fiéis às suas contrapartes da vida real. A mágica acontece graças a arquitetura Turing.

A arquitetura Turing, que sustenta as placas RTX e entrega efeitos e iluminação realistas em tempo real; é considerada a maior evolução de GPUs de jogos, oferecendo 6x mais desempenho, além de ser capaz de reproduzir 4K HDR a 60 quadros por segundo.

Isso porque os núcleos dedicados ao raytracing trabalham em conjunto com os Turing Tensor Cores. Estes, por sua vez, usam rede neural de inteligência artificial para continuar a reprodução em tempo real.

 

extras/capas/minecraft.jpg
Minecraft
  • Lançamento

    18.11.2011

  • Publicadora

    Microsoft Studios

  • Desenvolvedora

    Mojang

  • Gênero

    Aventura