Após mais de uma década de espera, fãs da série principal da franquia Ace Combat estão bem próximos de retornar aos céus com Ace Combat 7: Skies Unknown, título que era originalmente previsto para o ano passado, mas será lançado oficialmente no início de 2019 para consoles e PC.

A Bandai Namco recentemente trouxe ao The Enemy uma prévia do jogo, que pudemos experimentar para testar duas das missões que estarão em sua versão final – Long Day e First Contact, respectivamente, a sexta e a sétima missões do game.

Logo de cara, fica a boa notícia: Skies Unknown retorna a série para o universo de Strangereal, ambientação conhecida por fãs da franquia que mistura elementos do mundo real – o que inclui os caças disponíveis para se pilotar – com nações fictícias e tecnologias futuristas.

A história de Ace Combat 7 se passa durante a Segunda Guerra Continental, um conflito entre a Federação de Osea e o Reino de Erusea que será explorado durante a campanha. O jogador assumirá a posição de Trigger, um ex-piloto do Mage Squad de Osea, acusado de ser um dos responsáveis pelo assassinato de um ex-presidente e condenado a combater pela unidade penal da Força Aérea de Osea para cumprir sua pena.

A primeira missão disponível na demo nos levou para a região desértica de Roca Roja, com objetivo de atrair a atenção do inimigo atacando uma base da Erusea, enfraquecendo ao máximo as defesas do local para preparar o terreno para um ataque das forças regulares da Osea.

Logo chama a atenção o fato de que, por ser parte de uma unidade penal, o jogador é considerado um piloto “descartável” por seus superiores, recebendo uma quantidade mínima de informações e com o objetivo claro de servir de isca para que os inimigos revelem quais são suas capacidades antiaéreas.

A missão nos deu três opções de caças: o estadunidense F14-D, especializado no abate de alvos aéreos em alta velocidade; o francês Rafale M, mais balanceado para combate aéreo e de alvos terrestres; e o europeu Typhoon, também balanceado. Há ainda a possibilidade de selecionar quais os mísseis que serão embarcados no seu caça, cada um com diferentes propriedades e capacidade para derrubar alvos terrestres ou aéreos.

Com a possibilidade de focar em alvos terrestres ou em outros caças, a missão serviu como um ótimo “sandbox” para nos acostumar com os controles ágeis de Ace Combat 7, que, no modo padrão, usa os dois analógicos para ajustar a angulação e direção de voo do caça no ar – é preciso ter cuidado no analógico direito, que pode fazer a câmera girar descontroladamente na visualização “em terceira pessoa” do avião, atrapalhando o combate nas horas mais críticas.

Após alguns minutos no assento do piloto, no entanto, já é fácil se entender com o caça, que é intuitivo e responde bem às manobras, auxiliado por um sistema de mira automática que não precisa de muito tempo para travar um disparo na direção do inimigo. Soltar mísseis segurando o botão de disparo, aliás, ativa uma ótima “killcam” ao estilo de Fallout 4 que segue a trajetória do míssil em terceira pessoa até ele atingir o adversário.

A missão seguinte nos levou para a região de Yinshi Valley com o objetivo de destruir radares e armamentos antiaéreos inimigos em uma área repleta de picos cobertos por vegetação – tudo, é claro, no meio de uma tempestade.

O cenário é ideal para mostrar o visual impressionante do jogo, com uma névoa que encobre boa parte do cenário e enche a cabine do caça de gotículas de água.

As nuvens, aliás, ganham mais atenção em Ace Combat 7: Skies Unknown e agora são um elemento central de jogabilidade: pilotos podem mergulhar em meio a nuvens para ofuscar a visão de adversários e se protegerem de disparos inimigos.

A proteção, no entanto, também ofusca a própria visão do jogador que precisa tomar cuidado com a densidade das nuvens para não acabar perdendo o controle do avião no meio da missão. Há também o perigo de ser atingido por uma descarga elétrica dentro das nuvens, o que embaralha temporariamente os sistemas e a HUD do caça – infelizmente, isso não aconteceu conosco durante a demo.

Ace Combat 7: Skies Unknown será lançado no dia 18 de janeiro para PlayStation 4 e Xbox One, enquanto a versão de PC chega no dia 1º de fevereiro.