
Jogamos: Ace Combat 7 impressiona no visual e com controles ágeis
Testamos duas missões da campanha de Skies Unknown
Após mais de uma década de espera, fãs da série principal da franquia Ace Combat estão bem próximos de retornar aos céus com Ace Combat 7: Skies Unknown, título que era originalmente previsto para o ano passado, mas será lançado oficialmente no início de 2019 para consoles e PC.
A Bandai Namco recentemente trouxe ao The Enemy uma prévia do jogo, que pudemos experimentar para testar duas das missões que estarão em sua versão final – Long Day e First Contact, respectivamente, a sexta e a sétima missões do game.
Logo de cara, fica a boa notícia: Skies Unknown retorna a série para o universo de Strangereal, ambientação conhecida por fãs da franquia que mistura elementos do mundo real – o que inclui os caças disponíveis para se pilotar – com nações fictícias e tecnologias futuristas.
A história de Ace Combat 7 se passa durante a Segunda Guerra Continental, um conflito entre a Federação de Osea e o Reino de Erusea que será explorado durante a campanha. O jogador assumirá a posição de Trigger, um ex-piloto do Mage Squad de Osea, acusado de ser um dos responsáveis pelo assassinato de um ex-presidente e condenado a combater pela unidade penal da Força Aérea de Osea para cumprir sua pena.
A primeira missão disponível na demo nos levou para a região desértica de Roca Roja, com objetivo de atrair a atenção do inimigo atacando uma base da Erusea, enfraquecendo ao máximo as defesas do local para preparar o terreno para um ataque das forças regulares da Osea.
Logo chama a atenção o fato de que, por ser parte de uma unidade penal, o jogador é considerado um piloto “descartável” por seus superiores, recebendo uma quantidade mínima de informações e com o objetivo claro de servir de isca para que os inimigos revelem quais são suas capacidades antiaéreas.
A missão nos deu três opções de caças: o estadunidense F14-D, especializado no abate de alvos aéreos em alta velocidade; o francês Rafale M, mais balanceado para combate aéreo e de alvos terrestres; e o europeu Typhoon, também balanceado. Há ainda a possibilidade de selecionar quais os mísseis que serão embarcados no seu caça, cada um com diferentes propriedades e capacidade para derrubar alvos terrestres ou aéreos.
Com a possibilidade de focar em alvos terrestres ou em outros caças, a missão serviu como um ótimo “sandbox” para nos acostumar com os controles ágeis de Ace Combat 7, que, no modo padrão, usa os dois analógicos para ajustar a angulação e direção de voo do caça no ar – é preciso ter cuidado no analógico direito, que pode fazer a câmera girar descontroladamente na visualização “em terceira pessoa” do avião, atrapalhando o combate nas horas mais críticas.
Após alguns minutos no assento do piloto, no entanto, já é fácil se entender com o caça, que é intuitivo e responde bem às manobras, auxiliado por um sistema de mira automática que não precisa de muito tempo para travar um disparo na direção do inimigo. Soltar mísseis segurando o botão de disparo, aliás, ativa uma ótima “killcam” ao estilo de Fallout 4 que segue a trajetória do míssil em terceira pessoa até ele atingir o adversário.
A missão seguinte nos levou para a região de Yinshi Valley com o objetivo de destruir radares e armamentos antiaéreos inimigos em uma área repleta de picos cobertos por vegetação – tudo, é claro, no meio de uma tempestade.
O cenário é ideal para mostrar o visual impressionante do jogo, com uma névoa que encobre boa parte do cenário e enche a cabine do caça de gotículas de água.
As nuvens, aliás, ganham mais atenção em Ace Combat 7: Skies Unknown e agora são um elemento central de jogabilidade: pilotos podem mergulhar em meio a nuvens para ofuscar a visão de adversários e se protegerem de disparos inimigos.
A proteção, no entanto, também ofusca a própria visão do jogador que precisa tomar cuidado com a densidade das nuvens para não acabar perdendo o controle do avião no meio da missão. Há também o perigo de ser atingido por uma descarga elétrica dentro das nuvens, o que embaralha temporariamente os sistemas e a HUD do caça – infelizmente, isso não aconteceu conosco durante a demo.
Ace Combat 7: Skies Unknown será lançado no dia 18 de janeiro para PlayStation 4 e Xbox One, enquanto a versão de PC chega no dia 1º de fevereiro.