O ditado diz que a esperança é a última a morrer e, por isso, muitos fãs de Half-Life ainda acreditam em um possível lançamento de Half-Life 2: Episode 3.

De acordo com Dario Casali, Level Design da Valve desde 1996, a equipe de desenvolvimento até tentou, mas foram vários os problemas que impossibilitaram esse lançamento.

Em entrevista ao IGN recentemente, Casali explica que a equipe trabalhou por 6 anos em Half-Life 2, até que foi decidido que era preciso dar notícias sobre o andamento do projeto.

"Foi por isso que começamos a fazer episódios", explica. Segundo Casali, o intuito era dividir o projeto em pequenas partes, para lançar mais conteúdo com mais frequência.

"Nós acreditamos que os jogadores iriam preferir isso do que esperar 6 anos e aguentar os diversos atrasos pelos quais passamos", complementou.

Contudo, o plano não deu certo, já que os desenvolvedores continuaram adicionando cada vez mais conteúdo e, quando perceberam, esses episódios tinham se transformado em sequências.

Outro motivo, de acordo com Casali foi a Valve querendo lançar uma nova engine. Porém, a agenda de desenvolvimento desse motor gráfico, Source 2, não podia encavalar com o Episode 3.

Casali ainda explica que muitas outras tentativas foram feitas para produzir e lançar Half-Life 2: Episode 3, mas a equipe nunca ficava satisfeita com o resultado, já que o objetivo era "impactar" o jogador.

O game mais recente da franquia é Half-Life: Alyx, game completamente feito em realidade virtual, e já disponível para PC.