O diretor de cinema Guillermo del Toro afirmou recentemente, em um episódio do podcast Happy Sad Confused, que não tem mais interesse em participar do desenvolvimento de games, depois de diversas tentativas e projetos cancelados. Durante o programa, o cineasta afirmou que esta é “apenas uma das coisas que não faz mais sentido em sua vida”.

Embora seja conhecido e aclamado como o diretor responsável por filmes de sucesso, incluindo O Labirinto do Fauno, A Forma da Água e os dois primeiros filmes de Hellboy, del Toro nunca quis se limitar à sétima arte, ou pelo menos não inicialmente. Em 2014, o cineasta chamou bastante atenção ao firmar parceria com Hideo Kojima, seu amigo de longa data, para a criação de Silent Hills, game que revitalizaria a icônica franquia em um jogo estrelado por Norman Reedus.

Mas esses planos foram por água abaixo, já que pouco tempo depois a Konami e Kojima passaram por uma separação complicada, com a publisher removendo o nome do desenvolvedor de diversos jogos, culminando com sua saída da empresa no fim de 2015. Silent Hills foi cancelado em abril daquele ano.

E essa nem foi a primeira vez que algo do tipo aconteceu com del Toro, um verdadeiro azarado quando se diz respeito a jogos. Além da parceria com Kojima para Silent Hills, o cineasta já havia tentado criar seu próprio game, também sem sucesso, em 2010. Insane seria desenvolvido pela Volition (de Saints Row) e distribuído pela THQ, com o diretor declarando na época que o projeto faria o jogador questionar seu próprio senso de moralidade a cada ação.

Insane seria o início de uma trilogia, mas o projeto aconteceu justamente na época em que a THQ passava por dificuldades financeiras que levaram a sua falência, e no fim nem o primeiro jogo foi para frente.

Por conta dessas duas tentativas mal sucedidas, del Toro se autodenominou “albatroz dos videogames” e não pretende desenvolver nenhum jogo novamente. Nem é a primeira vez que ele diz algo do tipo, tendo feito uma declaração similar em 2015, logo após o cancelamento de Silent Hills.

Mas, apesar de não querer trabalhar mais diretamente na indústria de games, del Toro já marcou presença nos jogos. Em 2019, sua parceria com Kojima finalmente se concretizou, e ele apareceu em versão digital (mas sem sua voz) como o personagem Deadman em Death Stranding, junto de outro grande nome ligado a Silent Hills, Norman Reedus.

Além disso, mais recentemente o diretor fez uma aparição no The Game Awards 2021. Por isso, mesmo não participando diretamente da indústria, é provável que ainda vejamos del Toro ligado (mesmo que tangencialmente) ao mundo dos games.

Death Stranding - Deadman
Kojima Productions/Divulgação