Um dos eventos mais tradicionais da indústria de games, a Game Developers Conference (GDC) deste ano foi oficialmente adiada na noite desta sexta-feira (28).

Sem citar diretamente o surto de coronavírus COVID-19 que aflige diferentes regiões do mundo, a organização anunciou o adiamento em uma nota publicada em seu site oficial. Segundo os responsáveis pelo evento, a decisão veio após uma série de consultas a "parceiros da indústria" e "comunidades ao redor do mundo".

"Tendo passado o ano passado nos preparando para o show com nossos conselhos consultivos, palestrantes, expositores e parceiros de eventos, estamos genuinamente chateados e desapontados por não podermos recebê-lo neste momento", lamentou a nota.

Diferente do ocorrido com eventos como o Mobile World Congress (MWC) ou a F8, conferência para desenvolvedores do Facebook, a GDC 2020 não deve ser completamente cancelada. A expectativa é que o evento ainda aconteça neste ano, mas em algum momento durante o "verão" do hemisfério norte – período que vai entre junho e setembro deste ano.

"Trabalharemos com nossos parceiros para finalizar os detalhes e compartilharemos mais informações sobre nossos planos nas próximas semanas", indicaram os organizadores.

O adiamento da GDC 2020 acontece após uma série de companhias que participariam do evento terem cancelado a presença nos últimos dias citando preocupações com o coronavírus COVID-19.

O êxodo de empresas incluiu parcerias importantes do evento, como Sony, Facebook/Oculus, Microsoft, Epic, Amazon, Activision Blizzard, Kojima Productions, Gearbox Software, e Unity.

A GDC 2020 aconteceria entre os dias 16 a 20 de março em São Francisco, nos Estados Unidos.