O series finale de Game of Thrones, série da HBO, vai ao ar neste domingo (19). Após quase uma década de exibição, é certo que os rostos de muitos personagens vão deixar saudades nos corações de quem acompanhou tudo, seja assistindo ou até mesmo lendo os livros.

Aqui, preparamos uma lista com papéis que as estrelas do seriado ajudaram a dar vida nos videogames, seja emprestando a voz ou atuando mesmo, concedendo rosto e movimentação para o personagem. De Civilization e Mass Effect a The Witcher e Call of Duty. Confere só:

(Obviamente os textos a seguir contém spoilers de todas as temporadas do seriado!)

Gemma Whelan (Yara Greyjoy)

A irmã mais velha de Theon Greyjoy apareceu na 2ª temporada do show e deixou sua marca. É uma das candidatas ao comando as Ilhas de Ferro, que anteriormente pertencera a seu pai, Balon Greyjoy.

Nos videogames, a atriz já emprestou sua voz a diversos personagens em diferentes jogos: fez vozes adicionais em Guitar Hero Live; participou de Dragon Age: Inquisition; e deu vida a Pathfinder Raeka em Mass Effect: Andromeda.

Também dublou Eldar em Warhammer 40.000: Dawn of War III, Igeyorhm em Final Fantasy XIV, Terrwyn em Soul Sacrifice e irá aparecer em Squadron 42 juntamente de um grande elenco.

Pedro Pascal (Oberyn Martell)

O príncipe de Dorne, mais conhecido como a Víbora Vermelha, aparece apenas na 4ª temporada da série e conquistou muitos fãs. Seu intérprete, Pedro Pascal também emprestou sua voz a um personagem dos videogames: ele está em Dishonored como Paolo, líder da gangue Howlers.

Peter Dinklage (Tyrion Lannister)

Um dos personagens mais inteligentes dentre os protagonistas, o Senhor do Rochedo Casterly está presente desde a 1ª temporada e segue vivo, sendo um dos favoritos dos espectadores. 

Nos videogames, um dos papéis que mais o marcou (para o bem ou para o mal) foi como dublador de Ghost em Destiny. Ele também apareceu em dois jogos adaptados de filmes: Ice Age: Continental Drift – Arctic Games e The Chronicles of Narnia: Prince Caspian.

Natalie Dormer (Margaery Tyrell)

A aspirante ao Trono de Ferro vem direto de Jardim de Cima a partir da 2ª temporada da série e, após aterrissar em Porto Real, a vida dos Lannister nunca mais é a mesma.

Nos videogames, ela deu voz a amável doutora da raça Asari conhecida como Lexi T’Perro, que aparece em Mass Effect: Andromeda.

Michael McElhatton (Roose Bolton)

O impiedoso pai do vilão Ramsey Bolton esteve em Assassin’s Creed IV: Black Flag como Vance Travers, integrante da West Indies Brotherhood of Assassins liderando o bureau em Nassau.

Lena Headey (Cersei Lannister)

A irmã de Jaime e Tyrion, mãe de Joffrey, Myrcela e Tommen e posteriormente, Rainha dos Sete Reinos é outra personagem central que esteve presente desde o início da série.

Nos videogames ela interpretou a reservada Callista Curnow em Dishonored; vozes adicionais em Risen (mais especificamente os personagens Patty, Cathy, Jasmin e Lily) e; em filmes de videogames, dublou Lunafreya Nox Fleuret em Kingsglaive: Final Fantasy XV.

Kristian Nairn (Hodor)

Em Game of Thrones, o ator interpretou o amigo de Bran Stark, carregando o garoto literalmente em suas costas após a terrível queda que ele sofreu. Nos videogames, ele emprestou sua voz a diversos personagens de World of Warcraft: Warlords of Draenor.

Gwendoline Christie (Brienne de Tarth)

A Donzela de Tarth e posteriormente Sor (Cavaleiro) desponta na 2ª temporada e costuma cumprir suas promessas como ninguém. Nos jogos, ela dublou a Capitã Phasma em LEGO Star Wars: The Force Awakens, personagem que também interpretou no filme Star Wars: O Despertar da Força e Os Últimos Jedi.

Richard Madden (Robb Stark)

O filho mais velho de Ned Stark também esteve presente nas três primeiras temporadas de Games of Thrones e foi um personagem importante para levar adiante o arco de sua família, para o bem ou para o mal.

Nos jogos, o ator também emprestou sua voz para o filho de alguém bastante importante: o filho de Dracula em Lords of Shadows 2, Alucard.

Indira Varma (Ellaria Sand)

Juntamente de Oberyn Martell, ela apareceu pela primeira vez na 4ª temporada da série e marcou presença com uma ótima atuação e pela sua importância para a breve aparição do Reino de Dorne.

Nos videogames ela emprestou sua voz para a cientista Moshae Sjefa e a criminosa Sloane Kelly, ambas de Mass Effect: Andromesa; e para Katherine Proudmoore em World of Warcraft: Battle for Azeroth.

Sua dublagem mais notável, no entanto, é na pele da comandante Vivienne de Dragon Age: Inquisition.

Max Von Sydow (Corvo de Três Olhos)

O personagem apareceu aqui e acolá entre as temporadas e é um elemento importante na trama da série em geral, além de ser o mentor de Bran Stark como o futuro Corvo de Três Olhos.

Nos videogames ele emprestou sua voz para Esbern em The Elder Scrolls: Skyrim e para Vigo The Carpathian no game dos Ghostbusters - papel que ele, inclusive, já havia interpretado no segundo filme da série.

Joe Dempsie (Gendry Baratheon)

O personagem apareceu bastante nas três primeiras temporadas e depois retornou para as duas últimas. O bastardo de Robert Baratheon é um ferreiro habilidoso e em um papel importante nas linhas gerais da trama.

O ator que o interpreta tambem esteve em Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, dando voz a Arbert, o líder dos Guerreiros da Escuridão - a contraparte dos 5 Guerreiros da Luz.

Faye Marsay (Criança Abandonada)

Embora não tenha nome, a personagem é muito importante para o desenvolvimento de Arya Stark no arco da Casa do Preto e Branco em Bravos; e se torna uma figura recorrente na quinta e sexta temporada do show.

A atriz também deu rosto e voz a mecânica Amy, em Need for Speed (2015), auxiliando Travis e sua trupe.

Aidan Gillen (Petyr ‘Mindinho’ Baelish)

Na série, ele é bastante importante para o andamento da trama em geral e aparece com frequência nas seis primeiras temporadas. Mindinho também é traiçoeiro, mas é um ótimo e amado personagem pelos fãs.

Nos jogos, seu intérprete emprestou o rosto e a voz para Paul Serene de Quantum Break, líder da Monarch Solutions e o principal antagonista do game.

Liam Cunningham (Davos Seaworth)

Mais conhecido como o Cavaleiro das Cebolas, o personagem chega para ficar a partir da segunda temporada, servindo primeiramente Stannis Baratheon.

Nos videogames, ele emprestará seu rosto e voz para um personagem de Squadron 42, o capitão Noah White.

Jonathan Pryce (Alto Pardal)

Outro personagem que chega para mudar tudo em Porto Real a partir da quinta temporada, agindo como o líder de uma seita religiosa que quer estabelecer a Fé Militante do Alto Septão nos Sete Reinos.

Já nos jogos, o ator interpretou o marechal de campo Robert Bingham em Command & Conquer: Red Alert 3 e o governador Weatherby Swann no jogo Pirates of the Caribbean: At World’s End - personagem que ele inclusive deu vida nos filmes também.

Charles Dance (Tywin Lannister)

O pai de Cersei, Jaime e Tyrion é um personagem muito importante na trama nas primeiras cinco temporadas. Já atuou como Mão do Rei, Protetor do Reino, foi Lorde de Rochedo Casterly, dentre outros cargos de alto escalão.

O exímio ator por trás de Tywin Lannister também emprestou sua voz para Emhyr var Emreis em The Witcher 3: Wild Hunt - que têm muito em comum com o personagem de Game of Thrones, diga-se de passagem. Além disso, ele também dublou Godfrey em Black Ops 4: Dead of the Night.

Kit Harington (Jon Snow)

O bastardo de Ned Stark é um dos personagens principais de Game of Thrones. Da Patrulha da Noite a herdeiro legítimo do Trono de Ferro, o personagem trilhou um árdua jornada ao longo da série.

Nos games, porém, o ator deu seu rosto e sua voz para o vilão de Call of Duty: Infinity Warfare, o almirante Salen Kotch.

Sean Bean (Ned Stark)

Praticamente o personagem principal da primeira temporada e que deixou um legado para sua família lidar ao longo das demais. Além disso, o ator que o interperta já se mostrou ser muito versátil e isso se aplica aos videogames também.

Sean Bean já foi o narrador de Civilization VI, um alvo em Hitman 2 conhecido como Mark Faba e o Rei Regis Lucis Caelum em Kingsglaive: Final Fantasy XV; além de ter interpretado o Imperador Martin Septim em The Elder Scrolls IV: Oblivion.