A sexta temporada de Fortnite Capítulo 2 começou nesta terça (16) e trouxe mudanças interessantes ao jogo, como animais selvagens, novas áreas para explorar e mecânicas de criação de armamentos. Também há, é claro, um novo Passe de Batalha e personagens convidados de outras franquias - e até do mundo real.

Algumas mecânicas da temporada passada, como os NPCs e o sistema de recompensas com barras de ouro para adquirir itens e contratar serviços permanecem mais ou menos intocados, assim como o menu de tarefas semanais e diárias.

Confira as principais novidades da Temporada 6 de Fortnite Capítulo 2:

1. Missão single player

Fortnite: O que há de novo na temporada Primal?

Ao invés de um evento temporário para marcar o fim (ou o começo) de uma temporada, a Epic optou por uma experiência diferente em Primal: ao final do emocionante vídeo de introdução, o jogador aparece ao lado do Agente Jones e precisa ajudá-lo a fechar os portais para outras dimensões.

Essa é a primeira vez que Fortnite tem uma missão single player. Seu papel é mais o de mostrar o que a nova temporada tem a oferecer, desde os personagens até criaturas e novos biomas, mas é muito bem feita e deixa o jogador com aquele gostinho de “quero mais”. 

A melhor parte, talvez, é que a missão não é temporária: todo jogador vai passar por ela quando entrar no battle royale pela primeira vez nesta temporada.

Fortnite/Reprodução

2. Mudanças no mapa

Fortnite: O que há de novo na temporada Primal?

Os eventos do final da temporada anterior, com o ponto zero se abrindo e a chegada de Fundação provocaram mudanças na ilha. A região que antes era um deserto, na parte central do mapa, agora é um bioma selvagem e meio que pré-histórico, com animais selvagens correndo por aí e estruturas tribais e improvisadas ao redor de uma espiral enorme onde ficava o ponto zero, o Pináculo.

Áreas que eram majestosas, como o Coliseu Colossal, agora estão bem diferentes. As regiões mais afastadas do centro passaram por poucas mudanças por enquanto, mas o estilo primitivo pode ser visto em novas estruturas ao sul do Lago da Preguiça e no Bosque Choroso, por exemplo.

Fortnite/Reprodução

3. Vida selvagem

Fortnite: O que há de novo na temporada Primal?

Além de novos peixes (e vários polvos) Fortnite agora tem animais e nem todos eles são galinhas e sapos inofensivos. Lobos e javalis vagam pela ilha e atacam jogadores desatentos. Eles também servem como caça e rendem ossos e carne que podem ser utilizados de diversas formas no novo sistema de criação de itens.

Os lobos são os animais mais interessantes, tanto por atacarem os jogadores ativamente e em grupo, como porque você pode tentar domar um deles. Se conseguir, a fera vai andar ao lado do seu personagem como um companheiro pelo resto da partida.

Mesmo os bichos mais inofensivos tem utilidade ao fornecer ingredientes para a fabricação de itens, então nunca descarte um sapo ou frango que aparecer pelo seu caminho.

Fortnite/Divulgação

4. Criação de itens

Fortnite: O que há de novo na temporada Primal?

Há várias armas novas espalhadas pela ilha, que vão de versões improvisadas do armamento normal do jogo até itens inéditos, como os arcos. Essas armas podem ser aprimoradas pelo jogador e ganhar novos recursos ao serem combinadas com ossos de animais, peças mecânicas (coletadas em veículos e destroços) e com outros itens, como jarros de vagalumes, granadas e glândulas de sapos.

É possível fazer não só armas melhores, mas arcos com flechas especiais de diferentes tipos e capas de caçador (que escondem seu cheiro dos animais selvagens). O sistema parece um pouco complexo numa primeira olhada, mas bastam algumas partidas para pegar o jeito e começar a fabricar itens quase sem parar de se mover entre uma zona segura e outra.

Fortnite/Reprodução

5. Missões do agente Jones

Fortnite: O que há de novo na temporada Primal?

Conforme avança no Passe de Batalha, o jogador vai desbloquear algumas missões especiais do Agente Jones. Não são novas missões single player como a do começo do jogo, infelizmente, mas sim tarefas similares às do Mandaloriano na temporada anterior: na primeira delas, você visita um determinado local e encontra Jones versão borboleta cósmica e precisa resolver algum tipo de puzzle para encontrar uma anomalia.

Essas tarefas desbloqueiam novas variações de estilo para o agente Jones e, em termos de história, ajudam o personagem a voltar para o mundo de Fortnite, avançamndo a trama rumo ao final da temporada.

Fortnite/Reprodução

6. Personagens convidados

Fortnite: O que há de novo na temporada Primal?

O Passe de Batalha da Temporada 6 traz uma bela lista de personagens inéditos e variações de personagens conhecidos e populares. Mas como já é padrão no jogo, também conta com alguns convidados de outras franquias: Lara Croft, de Tomb Raider, chega ao game com vários estilos, inspirados na versão atual, no visual clássico e também uma skin dourada. Ravena, dos Novos Titãs, também faz parte do Passe com diferentes estilos para desbloquear.

A temporada Primal também terá um personagem secreto, que chegará ao jogo lá pela metade da temporada. Desta vez, o convidado será Neymar Jr., mas apesar do nome do craque já estar confirmado, ainda não há imagens oficiais dele em Fortnite.

É a primeira vez que Fortnite recebe um jogador de futebol como personagem e ainda mais como parte do Passe de Batalha. Anteriormente, o jogo já recebeu versões de streamers como Ninja, e músicos como Travis Scott, mas apenas através da loja do game.

Nas duas temporadas anteriores, esses personagens secretos foram Wolverine e o Predador, e era preciso cumprir uma série de missões secundárias, incluindo derrotá-los em combate, para desbloquear os personagens.

Fortnite/Reprodução