Em uma entrevista para a Famitsu (via Siliconera), o produtor Yoshinori Kitase, explicou porque Final Fantasy VIII Remaster demorou a ser anunciado.

Na ocasião, a revista questiona se um dos problemas foi por conta dos supostos dados perdidos; já que corriam boatos de que a Square Enix tinha perdido os códigos do título original.

Kitase-san, no entanto, explica que a princípio a remasterização de FF8 já estava planejada para esta geração de consoles, e seria lançada "mais ou menos com os mesmos gráficos".

"Porém, o título recentemente comemorou 20 anos e, como as TVs evoluíram de CRTs de SD para HDTVs de LCD, decidimos que seria necessário melhorar a qualidade neste aspecto", explica o produtor.

Após feito todo o aprimoramento dos gráficos que a Square Enix queria, a equipe acabou optando por refinar os personagens do game também.

"Nos vimos em uma situação em que seria necessário uma mudança no planejamento, mas graças aos esforços da equipe original, conseguimos elevar a qualidade do game. Houveram problemas, sim, mas foi o certo a se fazer", conclui Kitase-san.

A equipe original mencionada pelo produtor inclui o programador de combates Hiroshi Harada, o modelador de personagens Tomohiro Kayano e o designer de personagens Tetsuya Nomura. Kitase-san foi diretor do game original em 1999.

Todos eles trabalharam na remasterização, o que garantiu que o jogo superasse a si mesmo em termos de qualidade mecânica e gráfica.

Final Fantasy VIII Remastered foi anunciado oficialmente na E3 2019 e será lançado ainda em 2019 para PC, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch.